O senador Marcos Rogério (DEM-RO) exibiu, durante depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na CPI da Covid nesta quinta-feira (20), um vídeo que compilava frases de vários governadores sobre o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina contra a Covid-19.
Entretanto, os vídeos foram gravados no início da pandemia, em abril de 2020, e tratavam da utilização da droga sobretudo em pacientes hospitalizados. Ao menos seis dos sete estados citados no vídeo suspenderam a permissão de uso ou negaram que tenham dado orientações favoráveis (leia mais abaixo).
Por sua vez, desde aquela época, o governo federal ampliou e mantém até atualmente a indicação de uso, inclusive como tratamento precoce, embora a ineficácia já tenha sido comprovada.
Nos primeiros meses da pandemia havia a hipótese — investigada em estudos clínicos — de que a cloroquina ou a hidroxicloroquina como medicamentos que poderiam ser eficazes no tratamento da Covid, principalmente se utilizados junto com a azitromicina, um antibiótico.
À época, desde março, o Brasil passou a autorizar o uso do medicamento para pessoas hospitalizadas. Com o avanço das pesquisas, ainda em maio de 2020 já havia posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertando contra o uso dos medicamentos na pandemia. A FDA (Food and Drug Administration, espécie de Anvisa americana) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) logo na sequência desaconselharam o uso.
Fonte:G1