sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

“Não há risco de racionamento de energia”, diz ministro

31/05/2021
in Brasil
“Não há risco de racionamento de energia”, diz ministro

Ministro de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Albuquerque, carioca, 61 anos. Foi Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, ocasião em que esteve à frente do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear da Marinha (PNM), os principais Programas Estratégicos da Marinha. Brasilia, 26-09-19. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

O risco de faltar eletricidade voltou a preocupar o Brasil depois que o governo federal emitiu alerta de emergência hídrica. O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) descarta a possibilidade de racionamento. Ele pede, no entanto, um uso “racional” por parte dos consumidores.

“Não trabalhamos com essa possibilidade [de racionamento] porque tudo indica que nós temos o controle da situação”, declarou o ministro em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta 2ª feira (31.mai.2021).

O alerta de emergência hídrica foi emitido na última 6ª feira (28.mai) para região da bacia do Rio Paraná, que abrange 5 Estados: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Se estenderá de julho a setembro de 2021.

O alerta foi feito em meio à preocupação do governo federal com a disponibilidade hídrica e o impacto sobre o setor energético. Albuquerque afirmou no começo do mês que o país vive a pior crise hídrica desde 1931.

O ministro disse agora que espera “chegar ao fim do ano numa situação mais confortável” para que 2022 seja um ano “com tranquilidade e custo de energia mais baixo”.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai adotar a bandeira vermelha 2 –a mais cara–como referência nas contas de energia elétrica de junho. Isso significa que, para cada 100 quilowatts-hora consumidos, é acrescido o valor de R$ 6,24 na conta de energia elétrica.

Segundo o ministro, o custo da energia é uma preocupação constante do governo. “A bandeira vermelha, que aumenta o custo da energia, é um sinalizador. O consumidor precisa fazer um uso mais racional da energia”, falou.

Não há, de acordo com Albuquerque, razão para que a população fique alarmada. “Essa crise hidrológica independe da nossa vontade, é um fenômeno da natureza. Mas a população pode ficar tranquila” disse.

“Nós estamos adotando todas as ações para que os impactos sejam os menores possíveis e para que nós possamos dar continuidade na retomada da atividade econômica. Nós temos todas as condições para passar por esse momento difícil com tranquilidade e reduzindo os impactos que possam haver para qualquer atividade social e econômica do país.”

Questionado se o governo federal não demorou a tomar uma atitude, o ministro disse que providências estão sendo tomadas desde outubro.

“Diversas ações foram implementadas como, por exemplo, importar energia da Argentina e do Uruguai”, afirmou.

Albuquerque declarou que, com o fim do período úmido, em abril, os reservatórios, em especial os das região Sudeste e Centro-Oeste, “a níveis pouco superiores ao que observamos em 2001 e 2015”.

Segundo ele, o governo quer preservar os reservatórios. “Com isso nós vamos despachar [usar] o máximo que nós pudermos em outras fontes de energia”, disse.

“Vamos utilizar o máximo que pudermos com outras fontes de energia. O que estamos fazendo é verificando todo o acervo disponível, particularmente as termelétricas, que podem ser a diesel, óleo combustível, gás natural e biomassa.”

O ministro descartou que a situação dos reservatórios tenha algum impacto no plano de privatizar a Eletrobras. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, falou.

“A capitalização da Eletrobras pode contribuir muito para que no futuro não tenhamos esse tipo de problema. Uma das coisas que a capitalização da Eletrobras vai permitir são investimentos da ordem de R$ 9 bilhões na preservação das bacias hidrográficas. Isso é muito importante para o país, para as regiões onde esses recursos estão localizados, e esses investimentos vão permitir isso.”


Fonte:Poder 360

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.