O estado de Rondônia registrou uma queda uma queda de 25,43% nos assassinatos no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020.
Os dados, divulgados nesta segunda-feira (31), fazem parte de mais um levantamento do Monitor da Violência, ferramenta criada pelo G1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês.
Em janeiro, fevereiro e março de 2021 foram registradas 85 mortes violentas, contra 114 no primeiro trimestre de 2020.
Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
Os dados apontam que:
- O mês de março teve a maior queda no número de assassinatos: 38%;
- No mês de fevereiro houve uma queda de 28% no número de homicídios, em relação a 2020;
- Janeiro de 2021 segue sendo o mês mais violento do ano, com 36 mortes;
- O número de latrocínio (roubo seguido de morte) ficou estável, com três vítimas no trimestre;
- Nos três primeiros meses, o único caso de lesão corporal seguida de morte em Rondônia foi em janeiro, com uma vítima.
Na região norte, apenas Rondônia, Acre e Amapá tiveram queda de -24% a -35% nos homicídios no primeiro trimestre do ano. Roraima teve o maior aumento nos crimes, não só da região, mas do país: 19%
Monitor da Violência
Os dados coletados mês a mês pelo G1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque há uma dificuldade maior em obter esses dados em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais. O balanço fechado do ano de 2020 foi publicado no mês passado. Os números deste ano serão divulgados posteriormente.