Caro leitor, considere estas palavras de Provérbios 1: 1 cuidadosa e lentamente. São palavras maravilhosas. Você entrou na biblioteca pessoal da realeza inspirada. Segredos de sabedoria foram coletados e preservados para você. Salomão, o rico e sábio rei de Israel, filho do amado rei Davi, ensinará você a ser grande aos olhos de Deus e dos homens ( Pv 3: 1-4 ; 10: 1 ; 25: 1 ).
Você está diante de uma porta aberta de conhecimento, prudência, honra, riquezas e vida, entre muitas outras bênçãos. Estas não são meras palavras de um pensador pagão, cujas declarações há muito foram provadas falsas. Estas são as palavras inspiradas de Deus conforme aprendidas, provadas e escritas pelo maior analista e filósofo do mundo ( Ec 1: 12-18 ; 2: 1-12 ).
O que é um provérbio? Antes de ler este livro maravilhoso e tentar entender essas palavras de Salomão, considere a definição e a natureza de um provérbio. A palavra em inglês, de acordo com o The Oxford English Dictionary, significa o seguinte:
- Um ditado curto e conciso, de uso comum e reconhecido; uma frase concisa, freqüentemente de forma metafórica ou aliterativa, que expressa alguma verdade verificada pela experiência ou observação e familiar a todos; um adágio, uma serra sábia.
- Uma palavra comum ou frase de desprezo ou reprovação, um provérbio.
- Um provérbio oracular ou enigmático que requer interpretação; uma alegoria, uma parábola.
A Bíblia usa a palavra “provérbio” de todas as três maneiras e contém todos os três tipos de provérbios. O livro de Provérbios de Salomão contém todos os três tipos também.
Provérbios podem ser difíceis de entender. Como mostram as definições, muitas vezes são metafóricas, o que significa que usam palavras figurativamente, não literalmente. E muitas vezes são enigmáticos, o que significa que foram compostos intencionalmente com metáforas obscuras ou outras figuras de linguagem para desafiar o leitor a descobrir sua lição oculta. Eles podem ser obscuros e desconcertantes por design, o que lhes confere um apelo, beleza e força únicos.
Salomão em sua introdução descreve os provérbios como necessitando de interpretação e sendo ditados obscuros de homens sábios ( Pv 1: 6 ). Você quase pode vê-lo admitindo as definições um e três acima, pois as metáforas precisam de interpretação e os enigmas são ditados verdadeiramente sombrios. Seus provérbios não são para leitura rápida ou leitura leve. Eles são para uma leitura cuidadosa e lenta, com muito pensamento sobre a lição ou lições e como aplicar a sabedoria em sua vida.
Essas palavras precisam de interpretação e aplicação, o que significa encontrar o sentido pretendido por Deus e Salomão ( II Pe 1: 20-21 ). Como em todo estudo apropriado da Bíblia, as palavras devem ser lidas distintamente, e então o sentido apropriado dado para causar entendimento ( Ne 8: 8 ). Este procedimento deve ser seguido em todos os livros da Bíblia, mas especialmente aqui.
Jesus e Seus discípulos mostram ainda a dificuldade de entender provérbios. Considere os dois versículos a seguir, mostrando a natureza obscura de um provérbio:
“Estas coisas vos tenho falado em provérbios; mas chegará o tempo em que não vos hei de falar mais em provérbios, mas vos mostrarei claramente a respeito do Pai.”
João 16:25
“Seus discípulos disseram-lhe: Eis que agora falas claramente e não pronuncias nenhum provérbio.”
João 16:29
Jesus sabia que os provérbios não eram palavras claras, e os discípulos sabiam que os provérbios não eram palavras claras. Os provérbios precisam de análise e interpretação cuidadosas para conhecer o significado e a aplicação completos e corretos. Em vez de ficar intimidado, fique animado com a perspectiva.
Esses provérbios fornecem regras curtas, valiosas e desafiadoras para viver a vida com sucesso pela sabedoria de Deus. Você aprenderá a maneira mais rápida de honrar e enriquecer e ser salvo das armadilhas que prendem os outros. Que forma literária excitante! Que maneira interessante de comunicar a verdade! E tudo por inspiração divina do SENHOR Jeová!
Mas estes não são apenas provérbios quaisquer, são provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel. Gerado e treinado pelo homem segundo o coração de Deus, Deus deu a Salomão grandeza de coração e sabedoria acima de todos os outros homens ( I Reis 3:12 ; 4: 29-31 ). Como um rei rico com um reinado pacífico, ele explorou o propósito e as regras para a vida mais do que qualquer outro homem poderia tentar, como está registrado em seu livro filosófico, Eclesiastes.
Deus inspirou Salomão a escrever muitos provérbios, pelos quais ensinou conhecimento ao povo e apresentou palavras aceitáveis, até mesmo palavras de verdade ( Ec 12: 9-11 ). De um total de três mil provérbios ( IRs 4:32 ), os melhores quinhentos estão aqui. Que coleção! Você aprenderá a verdade e a sabedoria para cobrir a maioria das áreas de sua vida. Honra, vida longa, paz, prosperidade e segurança estão bem diante de você. Sua parte é simplesmente ler, aprender e fazer.
Trema diante da Bíblia – a biblioteca divina de revelação perfeita de Deus – e comemora a oportunidade de encontrar grande despojo da mente de Deus e das observações de Salomão. Peça a Deus pelo Seu Espírito para revelar coisas preciosas a você ( Sl 119: 18 ). Faça do aprendizado e da obediência seus objetivos, sem nem mesmo um traço de mero interesse acadêmico ou conhecimento por motivo de orgulho. Que sua ambição seja crescer em sabedoria para agradar a Deus e aos homens.