Por que as pessoas compram bilhetes de loteria? Eles veem a publicidade exagerada de um vencedor, e isso engana seus corações tolos. Os bilhetes de loteria são uma certa perda e uma armadilha para taxar os pobres, que não têm renda tributável. No entanto, os pobres os compram, porque os “vencedores” enganam suas mentes. Mostre um “vencedor” (ignorando milhões de perdedores) e os pobres ficarão ainda mais pobres.
Quando os homens rejeitam a sabedoria oferecida por Deus ( Pv 1: 20-29 ), Ele os engana com o falso sucesso dos pecadores ( Pv 1: 31-32 ). Eles vêem outros homens rejeitarem a sabedoria de Deus e aparentemente se safarem, então eles corajosamente seguem seu exemplo. Eles vêem os tolos desfrutando de uma aparente prosperidade, então os copiam com segurança. Em ambos os casos, eles fazem isso até a própria morte.
Deus julga e cega os homens para a morte e a destruição. Ele permite que os pecadores se safem da maldade por um tempo para enganar os outros a pensar que podem fazer o mesmo. O mundo está cheio de “histórias de sucesso” de homens rejeitando a sabedoria de Deus. Mas eles próprios estão enganados e são o meio de Deus para enganar outros que também rejeitaram Sua sabedoria.
Esta é uma doutrina difícil para aqueles que não aprenderam a Bíblia. Se você rejeitar a verdade oferecida por Deus, Ele o cegará e endurecerá para a destruição ( Rm 1: 18-32 ; IITs 2: 9-12 ; Ez 14: 1-11 ; I Rs 22: 19-22 ). A cura, a proteção e o remédio são fáceis – ame e obedeça a cada pedacinho da verdade que Deus enviar ao seu caminho. Ele revelou verdade e sabedoria a você por meio da criação, providência, consciência e escritura, incluindo este provérbio e comentário.
Os cristãos freqüentemente se preocupam com a aparente prosperidade e sucesso dos pecadores. Asafe viu os ímpios prosperando e quase desistiu de sua fé em Deus e de uma vida justa ( Sl 73: 2-14 ), mas o Senhor o lembrou da severa retribuição futura para todos os homens ( Sl 73: 15-28 ). Portanto, você pode ler: “Não te enfades por causa dos homens maus” ( Pv 24: 19-20 ; Salmo 37: 1-20 ).
Deus pode escolher ficar em silêncio por um tempo, e os pecadores tolamente pensam que Ele aprova seu estilo de vida perverso porque não são imediatamente julgados ( Sl 50: 16-21 ). Mas Ele avisa que sem arrependimento Ele julgará terrivelmente ( Sl 50: 21-22 ), e somente aqueles que vivem retamente e O louvam receberão Seu favor ( Sl 50:23 ). Considere bem esta passagem.
Caro leitor, os resultados não provam nada. Moisés tirou água da rocha ( Nm 20: 7-12 ); falsos profetas fazem milagres ( Dt 13: 1-5 ); Israel pegou codornizes ( Sl 106: 15 ). Se um vizinho nunca disciplinou seus “excelentes filhos”, não dê importância a isso. Se um fornicador está vivendo uma vida de luxo e prazer, não considere isso. Ele está correndo para a morte e para o inferno sem recurso ( Pv 9:18 ).
O sábio Agur temia as riquezas e seus efeitos ( Pv 30: 7-9 ). A prosperidade não ajudou Israel, pois eles se rebelaram em sua gordura ( Dt 31:20 ; 32: 15-18 ). A beleza pode ser uma maldição ( Ez 16: 6-15 ). E o sucesso fez com que dois homens ricos se esquecessem de suas almas ( Lucas 12: 15-21 ; 16: 19-31 ). A bondade de Deus deve levar os homens ao arrependimento ( Rm 2: 4 ). Mas eles confiam em sua prosperidade e não veem o julgamento vindouro ( Sl 37: 35-36 ; 92: 6-7 ; Jr 48: 11-13 ).
O Senhor Jesus Cristo teve muito sucesso na cura e no ensino, mas manteve os olhos em Sua grande obra em Jerusalém. E embora tenha recebido grande posição e poder do diabo e dos judeus, Ele rejeitou ambos para fazer a vontade de Deus ( João 6:15 ; Lucas 4: 5-8 ).