O céu recompensa os sábios. Deus abençoa e favorece aqueles que buscam diligentemente conhecimento e compreensão. Esses homens são conhecidos por seu bom senso e vida santificada, porque esses são os dois benefícios da sabedoria, e então o Senhor da sabedoria os recompensa ainda mais. Há prazer e prosperidade para você por fazer as coisas certas ( Sl 19: 10-11 ).
O SENHOR Jeová é a fonte de toda sabedoria, proteção e bênção. Quando um homem escolhe a equidade e a justiça como seus caminhos na vida, o Deus Criador irá prosperar e protegê-lo. Quando um homem escolhe uma vida santa como seu estilo de vida, o mesmo Deus irá preservá-lo e provê-lo. Existem certas recompensas por buscar sabedoria. Obrigado, bendito Deus.
Salomão exortou seu filho à busca apaixonada de sabedoria e compreensão, e ele prometeu que alcançaria a meta ( Pv 2: 1-5 ). Ele então explicou que o Senhor dá sabedoria, conhecimento e entendimento ( Pv 2: 6 ), o Senhor protege aqueles que andam retamente ( Pv 2: 7 ) e o Senhor guarda e preserva a vida dos crentes ( Pv 2: 8 ). Ao buscar a sabedoria com todas as suas forças, seu filho realizaria todas as bênçãos relacionadas ( Pv 2: 9 ).
O contexto é importante para entender palavras e frases, especialmente nas Escrituras. A maioria dos provérbios de Salomão são observações individuais sobre a vida e regras para o sucesso, então o contexto é menos importante em Provérbios do que em outros livros da Bíblia. Mas, nesta seção conectada, você tem a busca pela sabedoria ( Pv 2: 1-4 ) e como obtê-la ( Pv 2: 5-9 ).
O verdadeiro Deus não é apenas a fonte de sabedoria, conhecimento e compreensão ( Pv 2: 6 ), Ele é o benfeitor e defensor daqueles que O buscam e Sua sabedoria ( Pv 2: 7-8 ). É essa combinação gloriosa de bênçãos e recompensas que fornece completamente aos justos tudo o que eles precisam e desejam ( Pv 2: 9 ). Ele os guardará e preservará ( Pv 2: 8 ).
Considere a primeira cláusula, “Ele guarda as veredas do julgamento.” Um homem que busca a sabedoria caminha nos caminhos do julgamento, pois ele é justo, justo, correto e eqüitativo. Ele não toma decisões pela aparência, mas avalia cuidadosamente as situações para tirar conclusões justas e sábias ( Pv 17:15 ; 24:23 ; Dt 1: 16-17 ; 16: 18-29 ; Is 11: 1-5 ; João 7 : 24 ; Ef 5:15 ).
Deus promete guardar o homem que anda nos caminhos justos, e Ele vai mantê-lo nos caminhos justos. Deus irá abençoá-lo e protegê-lo em vida, pois Ele é o Deus do julgamento justo e ama aqueles que amam Sua sabedoria e justiça. Ele o abençoará com o poder divino para compartilhar as características divinas e evitar a corrupção mundana ( II Pedro 1: 1-4 ).
Esta primeira cláusula tem reticências, que é uma figura de linguagem omitindo palavras óbvias. O próprio Deus segue os caminhos do julgamento e endossa e honra os próprios caminhos do julgamento ( Dt 32: 4 ; ISm 2: 3 ; Sl 99: 4 ; Is 42: 1-4 ). Mas o contexto enfatiza que Deus mantém as pessoas que andam no julgamento, pois são os justos ( Pv 2: 7 ), os retos ( Pv 2: 7 ) e os santos ( Pv 2: 8 ) sob consideração que Ele guarda por este provérbio.
A cláusula é elíptica, pois poderia facilmente ler que Ele mantém os caminhos do julgamento para os justos, para os que andam retamente ou para os seus santos. O ponto é que Ele guarda os homens justos mais do que guarda a justiça. Deus abençoa e protege aqueles que andam nos caminhos do bom e piedoso julgamento e ajuda a mantê-los nesses caminhos.
Considere a segunda cláusula, “E preserva o caminho dos seus santos.” Um santo é uma pessoa santificada, uma pessoa santa consagrada a Deus. Os homens no contexto são aqueles que buscam a sabedoria e o conhecimento de Deus ( Pv 2: 1-5 ). Isso inclui o temor do Senhor, que é reverência por Sua pureza e ódio por todos os pecados ( Pv 2: 5 ; 8:13 ; 16: 6 ; Salmos 97:10 ; 119: 104 ; Amós 5:15 ).
O grande Deus promete preservar o caminho de tais homens, pois eles são o deleite de Sua alma ( Dt 33: 3 , 26-29 ; Sl 34: 11-22 ; 37: 23-24 ). Ele irá prosperar e protegê-los em seu estilo de vida piedoso e irá ajudá-los a perseverar nisso também. Esses homens são grandemente abençoados de muitas maneiras diferentes, levando uma vida cuidadosa para agradar a Deus ( Sl 112: 1-10 ).
Qual é a lição para você? A busca dedicada e diligente da sabedoria de Deus terá sucesso. Mas também trará Sua bênção e proteção para sua vida, que não será dada àqueles que negligenciam a sabedoria de Deus. A sua vida corresponde às declarações descritivas do que a pessoa faz que está comprometida em obter sabedoria ( Pv 2: 1-5 )?
Você já se comprometeu a buscar o conhecimento e a sabedoria que só vêm de Deus e de Sua palavra? Em caso afirmativo, você pode reivindicar com segurança as bênçãos prometidas aqui, pois elas foram escritas para você pela inspiração de Deus por meio da caneta de Salomão.