O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC/RO), vem informar à população do município de Porto Velho, que os telefones 190 e 193 do Centro Integrado de Operações (CIOP) voltaram à normalidade às 2h15 deste sábado (25), após providências adotadas pela empresa de telefonia.
Por volta das 20h de sexta-feira (24) foi realizada uma ligação para o secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiro Pachá, onde foi relatado que os números de emergência 190/193 encontravam-se desativados por motivos técnicos de responsabilidade da empresa de telefonia. Para manter o atendimento à população, foram pensadas duas alternativas.
A primeira, a população poderia ligar ou mandar mensagem por aplicativo para realizar o seu pedido de emergência. A segunda opção era o aplicativo PMRO CIDADÃO, que pode ser baixado o aplicativo no celular, tablet ou computador e, após realizar o cadastro, se registra a ocorrência, sendo a mesma enviada para um Despachador de Viaturas do CIOP, que enviará a guarnição até o local solicitado. E foram essas as opções temporárias adotadas para minimizar o problema.
O secretário da Sesdec informou que algumas Fake News acerca do assunto surgiram, mas as informações oficiais foram rapidamente apresentadas para população. “Alguns atrapalharam, pois colocaram como se o número fosse fixo agora, mas foi apenas uma medida alternativa para que a nossa população não ficasse desassistida. Infelizmente dependemos de serviços realizados por setores que fogem a nossa alçada e falha técnica eventualmente podem ocorrer, nos causando transtorno e trazendo prejuízos ao atendimento a nossa população”, salientou.
Fonte:SECOM