O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), se reuniu na manhã desta quinta-feira (07), em seu gabinete, com o cônsul-geral do Japão em Manaus (AM), Masahiro Ogino, que assumiu o consulado faz quatros meses e fez a sua primeira visita a Rondônia, que está sob a jurisdição do Consulado-Geral do Japão em Manaus, junto com os estados do Amazonas, Roraima, e Acre.
“O povo japonês é admirado pelo povo brasileiro, que reconhece os japoneses como honestos, responsáveis e trabalhadores. Somos gratos pela contribuição japonesa para o país, por sua cultura, sua forma de agir e pela comida também, muito apreciada pelos brasileiros. Agradeço pela cortesia da visita e desejo sucesso ao cônsul Masahiro Ogino”, disse Redano.
O cônsul-geral agradeceu pela recepção e disse que a sua missão é honrosa, mas também exige muita responsabilidade. “O Brasil me impressionou por sua grandeza e diversidade, o que acabou atraindo meu interesse em trabalhar no país e estou feliz em poder auar nesta terra que tanto admiro”, disse Ogino.
Presença japonesa
Durante o encontro, Ogino falou sobre a presença japonesa em Rondônia, desde a década de 1950, e com a criação da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia, conhecido como Nikkei Club, fundado em 1994.
Alex Redano colocou o seu gabinete à disposição para parcerias com o Nikkei, inclusive para a aprovação de utilidade pública estadual, caso haja interesse por parte da comunidade nipônica. Em 2019, comemorou-se os 90 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia.
Consulados
Os consulados tratam, principalmente, dos casos envolvendo cidadãos brasileiros no exterior, como repatriações, prisões, hospitalizações, mas também prestam serviços tanto a brasileiros quanto a estrangeiros, como a emissão de vistos, legalização de documentos, emissão de passaportes, entre outras funções.