Muitos gestores de marketing das empresas ainda acreditam que fazer o registro de domínio, criar um site e ter um perfil em uma rede social sem qualquer estratégia já é estar fazendo muito pelo seu negócio.
O que poucas pessoas sabem é o poder que essas ferramentas possuem quando trabalham em conjunto para ajudar um empreendimento a ir mais longe.
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e por lá existem muitos perfis de empresas fazendo sucesso com seus conteúdos diferentes e estratégias incríveis que fazem total diferença nos resultados que a empresa apresenta todos os meses. Mas você tem ideia de como isso funciona?
Neste post nós vamos discutir um pouco sobre como os negócios geralmente utilizam o Instagram, quais as ferramentas disponíveis por lá que sua empresa pode utilizar e como o Instagram pode ajudar o seu negócio a crescer.
Como os negócios geralmente utilizam o Instagram
Primeiramente, vamos ver se você reconhece o seu negócio aqui! A maioria das empresas sabe da importância do Instagram pela quantidade de usuários que passam muito tempo por lá.
Sendo assim, elas basicamente utilizam seus perfis para divulgar informações de contato e postar conteúdo sobre seus produtos, como quantidades, cores e valores, como uma espécie de loja virtual mal organizada.
A partir daí, os administradores passam a seguir os clientes conhecidos e os potenciais clientes da região e até mesmo abrem espaços para usuários desconhecidos que provavelmente não farão diferença na sua audiência e podem atrapalhar a sua estratégia de marketing.
Por fim, o próprio Instagram pega aquela sua publicação que teve um número maior de curtidas em relação às outras e te sugere fazer um impulsionamento, para que assim você pague para que mais pessoas vejam a sua publicação como anúncio. Te parece familiar?
Se for este o modelo que você opera ou conhece alguém que ainda utiliza essa estratégia, está na hora de parar por aí e conhecer o que mais o Instagram pode fazer para te ajudar. Então vamos começar pelo básico, que são as ferramentas.
Quais as ferramentas disponíveis para negócios
O primeiro passo para extrair o melhor que o Instagram tem a oferecer para o seu negócio é conhecer as ferramentas para empresas. Elas são bem simples e foram feitas para você não ter dificuldades em fazer a gestão da sua conta.
Conta comercial
Assim que você cria a conta no Instagram já é possível escolher o modelo comercial que já libera algumas ferramentas que o perfil pessoal não tem. A conta comercial é importante para identificar a categoria do seu negócio e também para que outras funcionalidades importantes fiquem disponíveis e te ajudem a fazer uma melhor gestão da sua marca na plataforma.
Se você já criou uma conta para o seu negócio, mas ela ainda está como pessoal, é possível fazer a mudança acessando as configurações do aplicativo. É muito simples e vai fazer toda diferença para os próximos passos.
Anúncios
Os anúncios são um pouco diferentes do impulsionamento direto no Instagram. Eles são feitos na plataforma de anúncios do Facebook que proporciona uma infinidade de configurações para que você possa atingir o público que realmente irá se interessar pelo que o seu negócio tem a oferecer.
Nessa parte, você pode optar por levar seus clientes até a sua página no Instagram ou direto para o seu site, fazendo um registro de domínio e criando um ambiente legal para converter mais vendas.
Métricas
Os relatórios são muito importantes para você conhecer o público que se interessa pelo seu conteúdo, saber o perfil das pessoas que mais curte o que você posta, qual a faixa etária das pessoas que te seguem ou quantas impressões estão dando seus stories.
Tudo isso é essencial para avaliar as métricas e traçar uma boa estratégia de marketing de acordo com as circunstâncias do seu perfil.
Links
Recentemente o Instagram tinha uma política de “arrasta para cima” que permitia que as pessoas divulgassem links em seus stories caso elas tivessem mais de 10 mil seguidores.
Felizmente, essa ferramenta está sendo aos poucos liberada para todos os usuários, o que ajuda os pequenos negócios a divulgar seus links de sites e aumentar suas oportunidades de venda.
A criação de conteúdo nos stories juntamente com a divulgação dos links é uma boa estratégia de engajamento. Da mesma forma, utilizar boas técnicas de copywriting pode ajudar a aumentar suas vendas nesse tipo de publicação, além de influenciar o público a visitar mais o seu site, por exemplo.
Loja virtual
Se você for vendedor de produtos, saiba que é possível criar um catálogo no Instagram para que as pessoas vejam o preço dos produtos e acessem o link da sua loja virtual para efetuar a compra. Essa integração é muito interessante, além de ser uma ótima forma de criar conteúdo para o Instagram da sua loja.
Porém, é importante que você tenha uma estrutura de e-commerce montada para atender aos pedidos, pois assim você vai conseguir fazer mais vendas e deixar os clientes satisfeitos.
Se você ainda não tem uma loja virtual, aproveite para fazer o registro de domínio do seu site e criar um ambiente só para o seu e-commerce, integrando o catálogo do Instagram.
Como o Instagram pode ajudar o seu negócio
Agora que você já conhece algumas das ferramentas básicas do Instagram para negócios, nós podemos discutir um pouco sobre como essa plataforma pode ajudar o seu negócio a crescer.
Audiência
Devemos reconhecer que há muita atenção voltada para o Instagram, certo? Então você precisa encontrar formas de utilizar toda essa audiência a seu favor. Portanto, aproveite que essa é uma grande vitrine e saiba como chamar atenção daqueles que estão interessados no seu negócio.
Para isso, faça um estudo de quem seria o seu público alvo, planeje campanhas de anúncios de acordo com cada estágio da jornada de compra e aproveite para anunciar também em parceiros que compartilham o mesmo público que o seu.
Quanto mais pessoas interessadas conhecerem o seu perfil, maiores serão as chances de crescimento do seu público fiel de seguidores.
Relacionamento
Relacionamento é construído com conteúdo de qualidade e estratégia de engajamento. Por isso, é importante sempre oferecer conteúdo que realmente faça diferença, posts que são “compartilháveis”, além de interagir com seu público, respondendo comentários, curtindo, respondendo as mensagens privadas, etc.
Existem muitas estratégias de engajamento e relacionamento que você pode explorar e grande parte delas está relacionada ao conteúdo e a forma como você trata seus seguidores.
Conversão
A conversão dentro do Instagram está ligada a forma como você utiliza algumas ferramentas em conjunto com as duas etapas anteriores. É importante que os contatos estejam sempre atualizados e o copywriting esteja alinhado.
Se você cria um bom relacionamento com a sua audiência, é bem provável que terá uma conversão em escala, seja pelos stories ou pelo catálogo da loja virtual.
Uma audiência grande, engajada e que se sente segura e munida de conteúdo relevante tem muito mais chances de efetuar uma compra e fazer uma conversão.
Portanto, se atente a jornada de compra do cliente e mapeie todos os passos para entender melhor como utilizar o Instagram para aumentar suas vendas.
Conclusão
O Instagram é uma plataforma social interessante tanto para pessoas quanto para empresas que desejam fazer negócios. Ela possui muitas ferramentas para empresas, mas também é interessante pensar na sua riqueza para produtores de conteúdo.
Por isso, recomendamos também que você utilize a plataforma para pesquisar o que os influenciadores especialistas em Instagram têm a dizer sobre o que é melhor para ajudar o seu negócio a crescer. Eles vão te ajudar a se manter atualizado e criativo para adotar as melhores estratégias de acordo com as mudanças que o algoritmo pode fazer de tempos em tempos.
No mais, é sempre bom você se lembrar de produzir e consumir conteúdo de qualidade e saber diferenciar o que não é tão produtivo assim, afinal, o Instagram é uma rede aberta para todos.