O agricultor José Barroso, conhecido apenas como Zé Barroso, teve a oportunidade de preparar um churrasco de tambaqui no casamento de sua sobrinha, Ywara Barroso Mantaia com Cleberson Alexandre Martins de Oliveira, que aconteceu no sábado, dia 6, em Monte Negro.
Como bom produtor e incentivador da produção do peixe em cativeiro, Barroso, que é presidente da Cooperativa de Peixe de Monte Negro – RO (Coopemon), não quis deixar a oportunidade passar e assou em torno de 200 bandas de tambaqui para fazer a festa do casamento.
A noiva e agora recém casada, Ywara, é acadêmica de engenharia de pesca, e para o tio Zé Barroso, esse foi mais um motivo que o incentivou a fazer algo diferente para a festa de casamento. “Fugimos do tradicional, que sempre é fazer um enorme churrasco de boi. Desta vez fizemos também um churrasco de tambaqui, pra complementar fritamos pirarucu e rã, buscando destacar estas importantes produções que possuímos aqui na região e que também gera renda aos produtores locais”, frisa o tio Zé Barroso.
A sobrinha, Ywara, falou que gostou muito da iniciativa do tio, e que recebeu muitos elogios falando que a carne estava muito saborosa. “Sou muito grata ao meu tio por essa oportunidade e mordomia”, comenta explicando que ‘mordomia’ é pelo fato de em churrasco sempre se pensar em carne bovina, no caso foi algo mais especial, como peixe assado e até mesmo rã frita.
Futura engenheira de pesca
Ywara está no terceiro período de engenharia de Pesca pela Unir, no Campus de Presidente Médici, e escolheu este curso por ser de grande expansão e ter muitas áreas de serviço. “Pretendo trabalhar sim na região de Monte Negro, em parceria com meu pai e meus tios também”.