Mais um ano se aproxima do fim, e com isso, nada mais justo do que prestigiar celebridades do setor de esports. O Esports Awards é uma das maiores premiações internacionais do esports e premia grandes personalidades e organizações que foram além e se destacaram no mundo dos esports. A premiação funciona como um tipo de “Oscar” dos esports e os brasileiros não ficaram de fora, marcando grande presença em muitas categorias do evento.
A Esports Awards aconteceu no último sábado, 20 de novembro, em Arlington nos Estados Unidos. A premiação teve o intuito de reverenciar por meio de categorias, as diversas áreas que o esports engloba, bem como equipes, treinadores, personalidades do setor, bastidores e também desenvolvedoras de jogos. Dentre as 34 categorias avaliadas, nomes brasileiros foram indicados em 12 delas. Confira as categorias onde os brasileiros foram indicados e os nomes dos premiados escolhidos através da votação do público.Bruno “Nobru” representou o Brasil e é eleito Personalidade do Ano
O vencedor da Categoria Personalidade do Ano foi Bruno “Nobru”. O atleta brasileiro de Free Fire e hoje empresário dono da Fluxo conquistou o prêmio, que foi disputado entre outros nomes também brasileiros como Baiano e FalleN, além de outras 9 personalidades de todas as partes do mundo que estavam concorrendo ao título.
Nomes como Eefje “Sjokz”, Carlos “Ocelote”, Parker “Interro”, Matthew “Nadeshot”, Alex “Goldenboy”, Luka “Perkz”, Hector “Hecz” e John “JohnnyBoi_i”, foram outras personalidades de destaque neste ano de 2021 no setor de esports, indicadas na disputa pela premiação vencida pelo brasileiro. O brasileiro venceu o título por toda movimentação gerada na internet com seus milhões de seguidores, principalmente, em torno de Free Fire, onde Nobru já foi campeão mundial junto a equipe do Corinthians.
Streamer Espanhol “Ibai” vence a categoria Streamer do Ano
Na categoria Streamer do Ano teve um nome brasileiro dentre os indicados. O mineiro Victor Augusto Camilo Costa, mais conhecido por “Coringa”, ficou famoso pelo seu canal no YouTube e Twitch, plataformas pelo qual realiza seus streams.
Atualmente ele é o influenciador responsável pela criação de conteúdo de uma das maiores organizações de esports brasileiras, a LOUD. No entanto, quem conquistou o título de Streamer do Ano foi Ibai, conhecido por ser uma grande personalidade da Espanha com a criação de conteúdos para o YouTube e Twitch. Com a exceção de “Coringa”, “Ibai” venceu outros concorrentes, tais como: “TheGrefg”, “Dr Disrespect”, “Summit1g”, “Ludwig”, “CouRage”, “Valkyrae”, “xQc”, “NICKMERCS”, “shroud” e “Soul Mortal”.
Free Fire é favorito e vence a categoria Jogo de Celular do Ano
Na categoria que definiu o jogo predileto do público durante o ano de 2021, Free Fire foi o campeão. O jogo concorreu com outros jogos de peso que são muito populares pelo público, Arena of Valor, PUBG Mobile, Call of Duty Mobile, Clash Royale, League of Legends: Wild Rift, Brawl Stars e Mobile Legends: Bang Bang foram os nomes indicados para concorrer ao título da categoria de melhor jogo mobile.
O jogo Free Fire ter vencido a categoria como melhor jogo mobile do ano não é, na verdade, nenhuma surpresa. Muito pelo contrário, o sucesso que o jogo faz é tanto que mobiliza o setor de esports, o deixando mais aquecido do que nunca. Resultado disto são os inúmeros campeonatos de Free Fire que aconteceram no ano de 2021 no país.
O jogador de Free Fire Gabriel “Syax”, da equipe Fluxo, foi eleito com o título Brabo da Galera, por votação pública. Syax se destacou na 5ª edição de LBFF (Liga Brasileira de Free Fire). A LBFF é a maior competição brasileira do jogo, pela Rivalry você pode conferir esse evento como uma cobertura completa de apostas em esports. Não somente em Free Fire, como também em Dota 2, League of Legends e outros gigantes dos esports, confira.
Outros nomes brasileiros indicados em outras categorias
Já na categoria Organização de Esports do Ano, a equipe brasileira LOUD esteve entre os indicados ao prêmio que foi disputado com outros 11 nomes, no entanto o escolhido foi a 100 Thieves.
Na categoria Time de Esports do Ano também houve indicação brasileira, o time de Rainbow Six Siege, Ninja In Pyjamas (NiP), para concorrer ao título que foi conquistado pelo time americano Atlanta FaZe, de Call of Duty.
Outros dois nomes brasileiros foram também indicados na categoria Jogada do Ano, FalleN e Kroonos, embora a categoria tenha sido vencida pelo australiano Virtue, o brasileiro Kroonos ficou com o 3º lugar.
O técnico brasileiro Arthur “Tchubz” foi um dos nomes indicados a concorrer ao prêmio na categoria Técnico de Esports do Ano, atualmente o técnico trabalha na Team One de Rainbow Six Siege. Porém quem levou pra casa o troféu de melhor técnico foi o sul coreano Moon.
Demonstrando a força e representatividade que o Brasil possui nos esports, a categoria Jogador Mobile do Ano teve 3 indicados brasileiros, que concorreram com outros 7 indicados do mundo todo. Cauan7, Syaz e Lucasxgamer, foram os brasileiros que estavam na disputa para o troféu, que foi levado pelo o chinês Paraboy.
Na categoria de Jogador de PC do Ano o Brasil foi representado pelo atleta Luccas “Paluh”, mas quem levou para a casa o troféu foi o jogador ucraniano Oleksandr “s1mple”.
A premiação tem até a categoria de Vestuário de Esports do Ano. Foi uma das categorias concorridas e teve Brasil dentre os indicados com a Fallen Wear, mas quem conquistou o título foi a 100 Thieves.
Em Apresentador de Esports do Ano, a brasileira Ana Xisdê foi um dos nomes indicados por todo seu trabalho como apresentadora e influencer, no entanto quem venceu a categoria foi a apresentadora belga sjokz.
O brasileiro BrunoClash também foi outro brasileiro que disputou o título na categoria Color Caster de Esports (Jogada a Jogada), mas quem venceu foi o inglês Miles Ross.
Nyvi Estephan era uma das apresentadoras do evento
Vale ressaltar que a brasileira Nyvi Estephan, foi uma das apresentadoras da cerimônia de premiação. A apresentadora foi eleita no ano de 2020 como embaixadora do Esports Awards e a primeira da América Latina. Em 2019 Nyvi Estephan esteve como uma das indicadas na categoria de Melhor Apresentadora de Esports no mesmo e importante evento Esports Awards, onde ficou em 3º lugar.
Confira a lista completa com os demais vencedores das outras categorias premiadas aqui, ou se preferir, assista toda a premiação no site oficial do evento Esports Awards.