Buscando acelerar a imunização contra a pandemia do novo coronavírus, o município de Porto Velho realiza, no próximo sábado (4), o “Dia V de Vacina” contra a covid-19. Ao todo, 19 unidades básicas de saúde participarão da ação.
Na prática, 17 unidades funcionarão com estrutura própria para fazer a imunização com 1ª, 2ª e 3ª doses, das 9h às 17h, além de duas unidades de saúde com horário diferenciado, das 8h às 12h.
Além delas, o ponto de atendimento do Porto Velho Shopping também estará aberto no próximo sábado, das 14h às 19h. A ação chega após a capacitação dos servidores realizada na última terça-feira (30).
“Os técnicos que participaram da capacitação serão multiplicadores no ambiente de trabalho, uma vez que a vacina contra a covid-19 tem particularidades que a vacina de rotina não tem”, explica Elizeth Gomes, gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A diferença em relação às vacinas regulares inicia no descongelamento e vai até os cuidados com o sistema de lançamento de dados, que precisam ser seguidos rigorosamente. “Levamos todas estas informações às equipes, inclusive sobre as eventuais reações”, destaca a gerente de imunização.
O objetivo é que todos os profissionais estejam capacitados para assumir todas as tarefas dentro das unidades em que vão atuar.
JANSSEN
O Ministério da Saúde já emitiu nota técnica sobre a 2ª dose da vacina Janssen. No entanto, o município ainda não dispõe de estoque do imunizante para atender a demanda. “Quem cumpre o esquema vacinal com este imunizante pode aguardar a chegada das doses, mas também pode optar por receber o reforço com a vacina Pfizer. Esta alternativa vale para quem completou 120 dias da 1ª doce da Janssen”, orienta Elizeth Gomes.
Fonte:Ascom/SMC