Por Emerson Motta e Felipe Corona / Nem sempre, cidades do interior do Brasil foram sinônimo de tranquilidade. Monte Negro, a 50 quilômetros de Ariquemes, não tinha a mesma sensação de segurança que os mesmos municípios de 16 mil habitantes.
Durante anos, a população vivia dias de angústia e medo. Até meados de 2017, a cidade tinha uma média de dez ou mais crimes contra a vida registradas por ano. Até bem mais de 10, incluindo os assassinatos consumados e tentados.
A paz voltou a acontecer a partir de abril de 2018, quando a Delegacia da Polícia Civil foi enfim inaugurada. O atual delegado titular de Monte Negro, João Gustavo, assumiu o posto em 30 de julho.
A partir daí, a tendência foi só de queda nos números: entre 2018 e 2020 aconteceram 17 assassinatos consumados e 12 tentados. Uma média anual de 6 mortes consumadas e 4 tentadas.
Faltando menos de 8 dias para encerrar 2021, Monte Negro está fechando o ano com apenas 2 homicídios consumados e 3 tentados. Em comparação com os anos anteriores, 2021 registra queda em torno de 70% para os assassinatos. Além disso, todos os últimos crimes desta natureza ocorridos em 2021 foram desvendados pela Polícia e os bandidos foram ou estão sendo entregues para a justiça.
Segundo o que delegado João Gustavo falou ao Rondoniavip, logo que ele assumiu o cargo em Monte Negro, foi feito o diagnóstico em algumas frentes de trabalho, principalmente no combate a uma organização criminosa que ali existia, denominada “turma dos Mato Grosso”.
“Os casos de homicídio e latrocínio estão diminuindo em Monte Negro. De forma geral, crimes violentos diminuíram, inclusive roubos. Ano passado [2020] foi atípico, pois tivemos um triplo homicídio em março, que dele, por vingança, decorreram outros 3 homicídios. Mas com a prisão de membros dessa organização criminosa que existia em Monte Negro, os crimes violentos e tráfico de drogas diminuíram”, destacou ele.
Hoje os líderes da OrCrim estão presos e muitos dos comparsas também. Após essas investigações e prisões, os índices de criminalidade diminuíram, principalmente nas ações mais violentas: roubos e homicídios.
“Todos os homicídios consumados e tentados ocorridos neste ano de 2021 em Monte Negro, foram resolvidos. Algumas investigações ainda dependem de alguns laudos ou detalhes para finalizar, mas estão bem avançadas para conclusão e levar os infratores à justiça”, detalhou o delegado.
O combate ao tráfico de drogas também reflete na diminuição dos crimes, já que o tráfico movimenta o furto, o roubo, a receptação e os homicídios. Houve as prisões dos principais traficantes da cidade.
A principal mudança na violência foi a prisão dos líderes e os colaboradores da organização criminosa que existia em Monte Negro. Com isso, o crime perdeu força. Mas o papel da diminuição da criminalidade não depende só da Polícia Civil, com o apoio necessário da Polícia Militar, com patrulhamento e ações 24 horas na cidade.
“A resolução desses crimes demonstra o empenho da equipe que trabalha dia e noite, dia de semana e final de semana. A comunidade vem ajudando as polícias. É impossível investigar sem ter uma participação popular, a participação da comunidade com informações e denúncias, mesmo que sejam anônimas. Podemos concluir dizendo que com esses números, qualquer indivíduo que pretenda matar alguém e achar que não será descoberto e punido, está muito enganado. As chances de ser identificado e preso pela Polícia Civil são enormes”, comentou João Gustavo.
Fonte: Rondoniavip