domingo, 7 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

PF deflagra Operação Mors contra grupo de extermínio em Rondônia

07/07/2016
in Destaque, Rondônia

Segundo a Federal, os policiais que faziam parte do grupo ‘começaram a realizar execuções como uma forma de justiça privada, da qual eram vítimas pequenos infratores locais’; mais de cem assassinatos estão sendo investigados

Foto: Jose Lucena/Futura Press

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 7, a Operação Mors contra um grupo de extermínio composto por policiais que atuava na cidade de Jaru e região, no interior de Rondônia. São cumpridas 49 medidas judiciais: 35 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão, na sua maioria, contra servidores públicos integrantes de órgãos de segurança pública do Estado.

As ações ocorrem nos estados de Rondônia e Mato Grosso.

A operação teve apoio do GAECO, do Ministério Público de Rondônia e da Justiça Estadual de Rondônia e aciona uma equipe de 250 policiais. A PF usou aeronaves e helicópteros na ação.

“O grupo criminoso era composto por policiais, agentes penitenciários, um jornalista e outros cidadãos da cidade, que estão envolvidos em diversos crimes como extermínio, agiotagem, corrupção, lavagem de dinheiro, abusos de autoridade, ameaças, fraude processual, intimidação de testemunhas, porte, posse e comércio ilegal de armas de fogo, segurança particular ilícita e até tráfico de drogas.

Um advogado e um policial civil também foram conduzidos para prestar esclarecimentos”, informa a PF em nota.

Mais de cem assassinatos estão sendo investigados e poderão ser atribuídos à organização criminosa. Dentre os mortos estão ex-presidiários, detentos do regime carcerário, empresários e um advogado da cidade. Os crimes promovidos pelos integrantes da organização criminosa ficaram conhecidos como “assassinatos da moto preta”.

Segundo a Federal, os policiais do grupo de extermínio ‘começaram a realizar execuções como uma forma de justiça privada, da qual eram vítimas pequenos infratores locais’.

“Os crimes começaram a ocorrer de forma desenfreada e as execuções começaram a ser realizadas pelas mais variadas e gratuitas razões, que iam, desde cobranças de dívidas, até crimes encomendados, como ocorre em regra nas mortes executadas por os grupos de extermínio”, aponta a Federal.

Em nota, a PF informou que ‘chamou atenção dos policiais federais a grande quantidade de mortes ocorridas na cidade de Jaru, concentradas em um curto período do ano de 2014’.

“Todos os assassinatos seguiam um mesmo ritual e eram realizados por grupo de dois homens em uma moto preta”, afirma a PF.

De acordo com a corporação, até o momento, dez mortes já foram identificadas como sendo de autoria do grupo. A Federal aponta que as vítimas eram testemunhas dos crimes cometidos pelos policiais ou pessoas endividadas, que não tinham condições de saldar seus débitos. Também usuários de droga teriam sido assassinados nesse período.

Também teriam sido alvo do grupo um juiz e um promotor da cidade, que tiveram suas casas alvejados por disparos de arma de fogo. Há informação de que outras autoridades também teriam sido alvo de coação por parte do grupo, como autoridades da própria polícia militar e também populares.

Todos os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, homicídio por motivo torpe, que é um crime hediondo, abuso de autoridade, agiotagem, práticas de milícia, posse, porte e comércio ilegal de armas de fogo, coação no curso do processo, fraude processual, corrupção ativa e passiva dentre outros crimes. Somadas as penas podem chegar a mais de 70 anos de prisão.

Fonte: Estadão

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: ExtermínioGrupooperaçãoPF

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.