Todos os dias, milhões de pessoas apaixonadas por seus Youtubers favoritos acessam a maior e mais famosa plataforma de vídeos do planeta, o Youtube. Mas não é só de assistir vídeos que se faz a verdadeira fama: é através da popularidade no site que você vai poder ganhar destaque e a fama que tanto deseja.
Claro, às vezes, falar é mais fácil do que realmente fazer, principalmente se você está começando sua carreira e não possui muita experiência no ramo, mas não se preocupe com isso, nesse artigo você vai receber várias dicas de como se tornar popular no You Tube e até mesmo descobrirá atalhos que você pode seguir.
Obviamente, quanto mais seguidores você tiver, mais dinheiro poderá ganhar. Assim, é importante que os youtubers invistam tempo e dinheiro na promoção das redes sociais, pois você pode transformar seus seguidores em clientes e assim ganhar dinheiro online. Além disso, você pode contratar agências de mídia social profissionais, por exemplo, visite o serviço Subsly.com para ajudá-lo a expandir seu alcance de mídia social e tornar o processo mais rápido.
Siga as dicas abaixo e se prepare para fazer sua popularidade aumentar muito!
9 Dicas de como se tornar popular no YouTube
1. Para começar, saiba se planejar
Um dos tópicos mais relevantes do texto é logo o primeiro, que se resume em uma única palavra: planejamento. Se você deseja chegar a algum lugar, seja na vida ou na sua cidade, a primeira coisa a se fazer é saber para onde ir, não é? De outra forma, você só vai acabar se perdendo e andando em círculos.
O mesmo vale para a sua conta no Youtube, mas se aplica de uma maneira um pouco diferente. Resumindo, você precisa saber qual tipo de Youtuber você deseja ser, qual vai ser o seu tipo de público e como o seu conteúdo vai se destacar dos demais canais sobre o mesmo assunto.
Tudo isso é fundamental de se saber para que você monte uma estratégia abrangente e que te ajude a manter o foco quando sua popularidade começar a bombar.
Porém, você precisa observar que a maioria dos canais com muito seguidores focam naquilo que mais tem a oferecer, portanto não faria sentido, por exemplo, um canal de comédia fazer vídeos que se desviasse de seu tema.
2. Use as ferramentas do próprio You Tube

Nem todo mundo sabe, mas a plataforma conta com muitos recursos especializados para criadores, o que pode facilitar muito a edição, planejamento para postagens de vídeos e todo o conteúdo que você deseja publicar.
Além disso, o site ainda oferece várias aulas dedicadas para a comunidade de criadores, nas quais você pode conferir dicas exclusivas de edição, como criar títulos e miniaturas eficazes, descrições inteligentes e aproveitar ao máximo os cartões e telas finais.
1. Ofereça um conteúdo diferenciado

Como comentado acima, você precisa ter em mente que seu conteúdo vai disputar espaço com muitos outros tipos de vídeos sobre o mesmo assunto, portanto querer fazer o mesmo do que todo mundo e desejar se destacar é o mesmo que tentar ganhar na loteria com um único jogo, ou seja, é possível, mas muito difícil.
O objetivo dessa dica não é te desanimar, muito pelo contrário, é te estimular a pensar fora da caixinha e procurar uma forma diferente de abordar o assunto, trazendo sua marca e sua própria personalidade para dentro do tópico abordado.
Imagine que o seu objetivo é ganhar fama para um perfil de receitas, o que você acharia mais comum, um apresentador falando os ingredientes enquanto prepara os pratos ou um vídeo onde um gatinho “prepara” os pratos? E é exatamente essa diferença que faz com que os usuários da plataforma deem mais destaque ao canal excêntrico.
1. Tenha controle sobre a qualidade do seu conteúdo

Quando o assunto é a qualidade do seu conteúdo, é muito comum buscar a perfeição, porém é preciso tomar cuidado com ela, pois pode muitas vezes ser inatingível.
O problema em si não gira em torno da autocrítica para buscar uma melhor qualidade ao que se busca entregar, mas quando essa “perfeição” se torna um padrão.
Muitos canais do Youtube ganham muitos inscritos por sua autenticidade, optando por entregar um conteúdo de qualidade, mas que em alguns casos não seja tão complexo de fazer, de forma que a rotina de vídeo se mantenha estável.
Essa é a meta que você deve buscar, o equilíbrio entre postagens não tão complicadas e ao mesmo tempo de boa qualidade. Não busque somente a perfeição, pois isso pode prejudicar a periodicidade dos vídeos que você costuma fazer, afetando seu engajamento.
Claro, tudo isso depende muito de seu planejamento, pois você pode optar, por exemplo, em aumentar os períodos em que não posta nada e priorizar vídeos mais bem editados e completos. Tudo vai depender do seu objetivo.
1. Mantenha uma periodicidade de seus vídeos
Conforme citado acima, outro aspecto de grande relevância para que sua popularidade cresça é publicar vídeos/atualizações periodicamente. O ponto principal a ser demonstrado é a necessidade de se manter sempre em evidência.
Não precisa postar vídeos todos os dias, até porque isso requer um esforço muito grande e uma experiência prévia sobre seu conteúdo e a recepção dele com seus seguidores que talvez você não tenha logo no início da sua trajetória.
Explorar diversos conteúdos, em formatos e tipos diferentes, pode ser o segredo para aumentar exponencialmente seu engajamento, de forma que você sempre vai aparecer para seus seguidores com novidades ou atualizações sobre um projeto ou sobre seu próprio conteúdo.
Os vídeos não precisam, necessariamente, serem novidades o tempo todo, você pode publicar algo que considere importante, ou mesmo que não tenha tido a devida atenção de seus seguidores, para que os novos vejam o conteúdo.
2. Procure postar no melhor horário

Voltando ao tópico da organização, é interessante que você descubra o melhor horário para publicar cada um de seus vídeos, isso porque, ao aparecer para o seu público-alvo no horário em que eles são mais ativos, seu número de inscritos pode aumentar, bem como suas interações e, consequentemente, sua popularidade.
Para fazer tais análises, você pode optar por usar os relatórios do próprio Youtube, ou alguma outra ferramenta que demonstra estatísticas sobre a plataforma, como o Statista.
Além disso, a dica se estende além da descoberta do melhor horário, pois assim que você souber quando seus seguidores preferem assistir aos seus vídeos, é interessante que você sempre se organize para postar seus vídeos nesse período.
Assim, você pode usufruir dos recursos da plataforma para ter sempre um vídeo ou outro “estreando” para seus inscritos.
1. Não coloque todos os ovos em uma só cesta

Essa dica se resume, basicamente, no incentivo para que você produza conteúdos diferentes para plataformas diferentes, de modo a captar ainda mais visualizações e aumentar seu Youtube engajamento de forma exponencial.
Isso significa que, para influenciar um número maior de pessoas, é preciso ampliar suas redes sociais, e não se limitar somente a uma.
O que não quer dizer que você deva postar a mesma coisa no Twitter, Facebook, Instagram e demais redes. Você pode, por exemplo, manter seu canal no Youtube como principal, onde você faz seus vídeos e lives com regularidade e mais interage e fazer postagens chamativas nas outras redes sociais, de forma a atrair os usuários delas.
Não se esqueça, no entanto, de vincular e mencionar sua conta nas outras plataformas ao fazer tais publicações, de forma que fique fácil ao usuário acessar seu perfil caso fique curioso.
Imagine que você possui uma página principal de jogos, nela você posta gameplays, vídeos e comenta sobre as novidades do mundo gamer, polêmicas sobre empresas e avalia jogos.
Para expandir e ganhar mais seguidores, seria interessante, por exemplo, que você criasse uma página no Instagram para compartilhar apenas notícias ou vídeos curtos e uma no Facebook, onde você postaria vídeos curtos de suas gameplays no Youtube.
Veja que, desse modo, qualquer pessoa que se interessar pelas publicações em qualquer uma de suas páginas, provavelmente vai começar a te seguir e, caso curta mesmo o seu conteúdo, poderá te seguir em sua conta principal, no Youtube, onde você é mais ativo.
1. Capriche nas hashtags
Quando você usa hashtags, pode ganhar muita atenção porque as pessoas interessadas no tópico podem interagir facilmente e visualizar suas postagens, de modo que sua exposição aumenta significativamente, “puxando” junto sua visibilidade. Para isso, basta inserir as hashtags referentes ao seu conteúdo na descrição dos seus vídeos.
O importante nesses casos é sempre tentar colocar hashtags que sejam relevantes para o tema abordado no vídeo, por exemplo, em um vídeo de culinária, use #chef ou até mesmo #cook, que se relacionam com o tema principal do vídeo e o assunto abordado, o que ajuda a direcionar ainda mais o conteúdo para o público-alvo.
2. Crie miniaturas claras e atraentes
Por último, uma dica bem mais prática e menos teórica. Diferente do que acontece no Google, no You Tube os resultados são apresentados com o título do vídeo junto a imagens, que são chamadas de miniaturas, ou seja, uma prévia do vídeo que ajuda na decisão do usuário sobre qual conteúdo consumir.
Mesmo que você ignore essa etapa, ela sempre vai estar presente, o que significa que, caso você não selecione uma imagem destinada a ser a miniatura do vídeo, a plataforma vai escolher uma automaticamente do vídeo, o que não é uma boa ideia.
Então, considere as seguintes dicas para criar a sua miniatura: Procure criar uma identificação rápida pelo usuário, ou um logotipo, caso queira reforçar sua marca ou até mesmo apresentar algum efeito diferente, como sobreposição de texto, fundo colorido e contornos em volta de pessoas ou objetos, o que ajuda a captar cliques e visualizações.