Uma comitiva de Ariquemes, composta pelos Secretários de Agricultura e Meio Ambiente, um servidor da Semaic, e três vereadores, foram a Rio Branco, capital do Estado do Acre, para buscar inovações na produção agroecológico.
A agroecologia é uma forma de agricultura sustentável. São chamadas de agroecologia as práticas de agricultura que incorporam as questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais e éticas, incluindo a agricultura familiar.
Na capital acreana, o grupo visitou o Polo Agroflorestal Geraldo Fleming, na zona rural, uma das oito grandes unidades desse tipo, assistidas pela prefeitura de Rio Branco. No local, os secretários puderam conhecer as produções familiares de hortifruti. A comitiva também esteve no mercado municipal para acompanhar o destino da produção rural.
Com a implantação das produções agroecológicas, o produtor rural de Ariquemes será beneficiado, poderá aproveitar integralmente o que produzir em sua propriedade, e ainda preservar o meio ambiente.
Um dos exemplos de aproveitamento de produção, é a do cupuaçu, que através de sua amêndoa, poderá ser retirada a manteiga, a qual dá sabor às sobremesas e ainda é uma alternativa natural para os cuidados com a pele e cabelos. Atualmente, as amêndoas estão sendo descartadas por falta de processamento e destino final do produto.
A comitiva também esteve nesta quinta-feira, 28, nas cidades de Epitaciolândia e Brasiléia, onde visitaram uma granja de suínos, e uma produção de gás natural. Assessoria