segunda-feira, 7 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Busca Ativa Escolar reforça ações para identificar crianças ou adolescentes fora da escola em Rondônia

01/06/2022
in Rondônia
Busca Ativa Escolar reforça ações para identificar crianças ou adolescentes fora da escola em Rondônia

A fim de melhorar a qualidade da educação e combater a evasão escolar, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realiza a Agenda do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Agenda Saeb, tendo como estratégia a Busca Ativa Escolar – BAE. Com a união de esforços 2.314 estudantes que estavam fora das escolas foram identificados, matriculados e registrados na plataforma. Além disso, outros 2.613 também localizados estão em processo de rematrícula.

Assim é possível monitorar ações de melhoria nos indicadores educacionais e, em especial, identificar crianças ou adolescentes fora da escola. A Agenda Saeb é realizada com articulação, acompanhamento e monitoramento de ações para garantir melhoria nos indicadores educacionais e de rendimento do Estado.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, após a pandemia, com o retorno às aulas foi identificado um índice elevado de estudantes que não haviam regressado às escolas.

No ano passado, a Agenda Saeb percorreu os 52 municípios de Rondônia e somente em 2022 foram realizadas ações diretas nas Coordenadorias Regionais de Ji-Paraná (que abrange os municípios de Ji-Paraná, Presidente Médici e Alvorada do Oeste) e de Ouro Preto do Oeste (com os municípios de Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra e Nova União).

Foram feitas também reuniões de alinhamento com todos os entes envolvidos na Busca Ativa Escolar, em regime de colaboração e intersetorialidade, com as secretarias de Educação, Assistência Social – Seas e de Saúde – Sesau. Além das discussões entre secretários, gestores e orientadores educacionais, foram realizadas rodas de conversas com os estudantes.

Ainda neste semestre, o projeto do Busca Ativa Escolar percorrerá os municípios de Urupá, Teixeirópolis e Vale do Paraíso, além de um trabalho em São Miguel do Guaporé, que será desenvolvido em parceria com a Defensoria Pública. A Agenda Saeb e Busca Ativa Escolar já têm reuniões agendadas nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré até o mês de junho.

O enfrentamento da evasão e do abandono escolar é resultado de um trabalho constante das escolas por meio da busca ativa de estudantes, como estratégia para alcançar as metas de universalização do ensino. No período da pandemia, o Unicef criou a estratégia em Crises e Emergências, que foi base para a criação do Plano de Retorno às Aulas Presenciais.

Toda a ação é preconizada pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, que em seu artigo 5º garante que o Poder Público deverá “recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como, os jovens e adultos que não concluíram a educação básica e fazer-lhes a chamada pública”.

PLATAFORMA BUSCA ATIVA ESCOLAR

O Estado e os municípios recebem o apoio de uma tecnologia social gratuita, desenvolvida pelo Unicef, em parceria com associações civis, para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Dentro de uma mesma plataforma, o programa reúne representantes de diferentes áreas das gestões – Educação, Saúde, Assistência Social, cada um com seu papel específico que vai desde a identificação até a tomada das providências necessárias para a matrícula e permanência do estudante na escola.

De acordo com a metodologia do programa, cada usuário da plataforma tem funcionalidades diferentes, conforme o perfil. Sendo que supervisor institucional, coordenador operacional e gestor político integram o âmbito Estadual.

A operacionalização da plataforma é realizada pelos coordenadores operacionais dos municípios, enquanto a articulação fica a cargo da Coordenação Estadual, realizada pelo professor Kary Falcão, da Seduc.

Cada município realiza suas estratégias de mobilização e atividades de divulgação do programa, independentemente, visando à diminuição da exclusão escolar e buscando atingir suas metas. As ações são calculadas com base nos dados do EducaCenso e seu alcance oportuniza aos municípios o recebimento do reconhecimento do Selo Unicef.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.