domingo, 20 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Passageiros desconhecem direito ao reembolso da taxa de embarque

11/07/2016
in Justiça
Passageiros desconhecem direito ao reembolso da taxa de embarque

Atenção senhores passageiros de avião: quem comprou uma passagem e, por algum motivo, não viajou, tem o direito de receber de volta o valor pago pela taxa de embarque. É o que determina uma portaria da Agencia Nacional de Aviacao Civil, mas que muita gente desconhece.

Marcelo Barbosa se deu conta recentemente de que tinha uma grana a receber. Ele é músico, vive viajando e já perdeu voos, desmarcou viagens em cima da hora e não sabia que tinha direito ao reembolso da taxa de embarque.

“Não. Nunca pedi. Eu sei que o certo seria isso, até por uma questão de direito. Mas é o meu dinheiro e o meu direito, mas acaba que todas as vezes eu deixei para resolver isso depois, fui deixando e não peguei o meu dinheiro de volta”, diz.

A taxa, cobrada na hora da compra da passagem aérea, chega a R$ 109,13 para viagens internacionais.

Passageiros desconhecem direito ao reembolso da taxa de embarque

A taxa de embarque é cobrada pelas companhias aéreas, mas o dinheiro não fica com elas. Vai para as empresas que administram os aeroportos. E se o passageiro não embarcar, não usar a estrutura do aeroporto, como escadas rolantes, não é justo que pague por isso. É um direito garantido por lei.

Mas não é automático. O passageiro precisa pedir a devolução à companhia aérea.

“Quando ele não utiliza o aeroporto, ele tem direito à restituição desse tributo que ele pagou, que é a taxa de embarque. Como muitos desconhecem, acabam perdendo um dinheiro considerável, principalmente quem viaja muito”, explica o advogado Anis Kfouri Jr.

O passageiro pode pedir o dinheiro da taxa mesmo depois do voo, no período de um ano a partir da data da emissão do bilhete. Em caso de desistência, a companhia pode cobrar multa do passageiro, mas só sobre o valor da passagem. Tem que excluir a tarifa de embarque.

“Perdi o o voo, desisti da viagem e pedi o reembolso para companhia aérea. E ela não reembolsou, nem taxa de embarque e nem o valor da passagem”, diz a vendedora autônoma Fernanda Andrade e Silva.

Se isso acontecer, o passageiro deve procurar a Agencia Nacional de Aviacao Civil, a Anac, os órgãos de defesa do consumidor e, em último caso, a Justiça. Não pode é perder o voo e o dinheiro.

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

Fonte: G1

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.