O caminho percorrido pelo marketing até chegar ao marketing multicanal foi bem longo e, entre muitas outras estratégias, passou pela impressão e distribuição em massa de panfletos, anúncios nos jornais e propagandas na TV.
Com o passar dos anos, muitos dos comportamentos dos consumidores mudaram, e os profissionais de marketing digital são os primeiros que sempre precisam acompanhar as novas tendências para entender para onde sua audiência está migrando.
O que é o marketing multicanal?
“Já o marketing multicanal é uma estratégia específica da área de marketing, sendo restrita à expansão da divulgação de campanhas, que visam obter um amplo e real impacto no público-alvo sobre a sua marca”, explica Sergio Borges, da WDM, agência de marketing digital em São Paulo.
Isso porque essas campanhas são exploradas em vários canais de forma simultânea, que podem ser diferentes por precisarem se adequar a diferentes cenários, mas contêm uma mensagem única e características estéticas comuns.
O objetivo principal do marketing multicanal é atingir um público maior e onde quer que ele esteja, por uma ou mais dessas campanhas, que quando, e se, acompanhadas sequencialmente, levam o espectador a criar a percepção e reconhecimento da campanha, bem como da mensagem da empresa como um todo.
O marketing multicanal pode, ainda, oferecer como benefício as várias formas de explorar e demonstrar um mesmo produto, ou as várias formas de apresentar vários produtos que seguem um mesmo padrão, com foco em melhorar a visão do público sobre todo o potencial do seu negócio.