O procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, participou, juntamente com o prefeito Sebastião Melo, na manhã desta sexta-feira, 4 de agosto, da abertura do 1º Seminário Municipal de Prevenção às Violências de Porto Alegre, que acontece nesta quinta e sexta-feira, no auditório do Ministério Público. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, com a participação das secretarias de Governança, Segurança, Educação, Desenvolvimento Social e Planejamento.
Entre os temas que estão em debate estão o enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, racismo e boas práticas comunitárias e conceitos, notificações e estratégias de prevenção. Também estará em pauta a proposta de criação de um Escritório de Prevenção à Violência na Capital gaúcha.
O seminário é resultado de um grupo de trabalho criado há 10 meses, encarregado de elaborar estudos e pesquisas na área de prevenção à violência, que serão apresentados durante o evento. O diferencial do estudo é a utilização, inédita no Brasil, do enfrentamento à violência pela abordagem da saúde pública.
Em sua fala, Marcelo Dornelles destacou a importância da visão diferenciada que esse projeto tem sobre a violência, abrangendo a questão em todos os âmbitos que a cerca, como saúde, assistência social e segurança. “Problemas complexos exigem soluções complexas e apenas de forma integrativa se pode chegar à construção dessas soluções”, disse o PGJ.
Pelo MPRS, participam do evento a coordenadora do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Carla Carrion Frós, e os coordenadores dos Centros de Apoio Operacionais dos Direitos Humanos, Gisele Muller Monteiro, e Criminal, Rodrigo Brandalise.