Raramente notamos quanto a tecnologia tem mudado, o seu melhoramento não acontece de repente, muda de forma lenta e progressiva. A tecnologia no entretenimento e mídia, no entanto, tem tido avanços mais rápidos e constantes.
Tecnologia streaming em eSports
Esta é uma das novas tendências no entretenimento. A pandemia global impediu que muitos dos torcedores assistissem aos seus jogos favoritos nos estádios. Contudo, já não é mais um obstáculo. Com o streaming já é possível aos fãs assistirem os eSports com comentários oficiais como se estivessem no estádio.
A mesma tecnologia tem sido aproveitada pelo online casino nos jogos de cassino ao vivo que contam com a funcionalidade de streaming para oferecer a melhor experiência de jogo. O streaming normalmente ocorre de uma sala com um crupiê real, e assim o jogador sente que está presente no cassino a jogar.
A tecnologia 5G faz uma ótima combinação com o streaming. Com uma rede que permite velocidades superiores, os espectadores não terão mais o problema comum do vídeo ficar lento ou começar a arrastar.
Realidade Aumentada e Realidade Virtual
Quando se trata de tendências atuais do entretenimento, ignorar a realidade aumentada e a realidade virtual não faz sentido. O conteúdo de AR e VR conquistou por completo os negócios de mídia e entretenimento. Ambos fortalecem as relações entre os criadores de conteúdo e os observadores.
Músicos, por exemplo, podem usar a plataforma de entretenimento VR para chegar mais perto dos seus seguidores. A conexão entre os artistas e seus fãs nunca foi tão profunda como agora, graças a mundos virtuais e aumentados.
Em 2018 a plataforma UOL transmitiu um concerto exclusivo com o formato de realidade virtual imersivo de 360 graus, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
O desenvolvimento de software de entretenimento AR e VR impulsionou imenso a experiência digital mais do que nunca. Dessa forma foi necessário otimizar o conteúdo de AR e RV para que os usuários de diferentes dispositivos possam utilizar toda sua potencialidade.

Inteligência artificial
Uma das novas tendências na indústria de mídia é a inteligência artificial, que está impactando a TV, VFX, rádio, e assim por diante. As organizações de entretenimento possuem um repositório de dados digitais não estruturado de grande porte que pode ser organizado e analisado usando instrumentos de AI.
A inteligência artificial, aprendizagem automática e processamento de linguagem natural são igualmente eficazes na previsão do envolvimento do usuário com o conteúdo.
As empresas normalmente possuem um amplo repositório de dados digitais do usuário, que não é estruturado. A inteligência artificial acrescentou uma componente humana ao preenchimento e organização desses dados digitais.
Várias aplicações de streaming utilizam as tecnologias AI junto com algoritmos inteligentes de aprendizagem automática, para oferecer escolhas mais customizadas para seus usuários. Estes algoritmos conferem sugestões de:
- Vídeos, filmes e documentários
- podcasts de áudio
- música
As inovações tecnológicas da inteligência artificial ajudam a classificar os dados digitais de acordo com as características mútuas. Desta forma, uma empresa pode prever o envolvimento do usuário, permitindo melhores oportunidades de monetização.
Por exemplo, a plataforma Spotify aplica diferentes soluções de AI ao decidir sobre recomendações para novas músicas pelas quais os usuários eventualmente se apaixonam. Estas recomendações logo se tornarão mais específicas e precisas devido à rápida expansão de Big Data, bem como à complexidade dos novos algoritmos.

Anúncios de conteúdo OTT
Com o aumento da popularidade dos serviços de streaming on-demand, OTT ou over the top é a próxima etapa na evolução dos anúncios de televisão. É uma das principais tendências do conteúdo de vídeo.
Isso porque, ao contrário da televisão, os consumidores que escolhem conteúdo OTT podem assistir a seus programas e filmes favoritos sem serem perturbados por um intervalo de anúncios. Desta forma, os consumidores ficam menos irritados e proporciona uma experiência de visualização premium para os espectadores.
Permanecer competitivo é possível através da adoção de modelos de negócios de conteúdo apoiado por publicidade. O YouTube foi um dos primeiros serviços de conteúdo a lançar este tipo de modelo de monetização.
Curiosamente, os usuários normalmente esperam pacientemente pelos anúncios do YouTube para assistir seus vídeos favoritos até o final. Pelo contrário, os espectadores da televisão provavelmente deixarão de assistir, ou trocar de canal, evitando os comerciais incômodos.
Mas o YouTube não é o único exemplo de sucesso, a Netflix, por exemplo, vai disponibilizar um plano de conta mais barato, mas com anúncios. Desta forma os utilizadores por estarem conscientes que por pagar menos têm de assistir aos anúncios, se calhar não ficam tão incomodados.
A tecnologia aplicada aos mídia e entretenimento não vai parar. Tem sido dos investimentos mais seguro por parte das empresas e não parece mudar tão brevemente tendo o foco na inovação das tecnologias para oferecer conteúdo com melhor qualidade.