Nas primeiras horas desta quinta-feira (18.08) policiais civis de Urupá, coordenados pelo Delegado Júlio Cesar de Souza Ferreira, com apoio da Delegacia de Alvorada do Oeste e ainda da Delegacia de Crimes Cibernéticos de Belo Horizonte, deflagraram a primeira fase da Operação FAKE, visando cumprir mandados judiciais de busca e apreensão e condução coercitiva.
A operação visa coletar elementos de informação sobre integrantes de um grupo que age no município de Urupá se utilizando de um perfil falso na rede social Facebook, com o objetivo de injuriar, difamar e caluniar adversários políticos, com vistas a interferir nas eleições municipais desse ano.
De acordo com o Delegado de Polícia Júlio Cesar, “o grupo em questão utiliza o referido perfil para apresentar os adversários da atual administração de forma jocosa e desrespeitosa, ora inventando ou distorcendo fatos, ora agredindo sua honra, com o objetivo nefasto de dilapidar o patrimônio moral dessas pessoas e inviabilizar eventuais candidaturas a cargos eletivos municipais”.
As investigações indicam inicialmente a para possível ocorrência dos crimes de associação criminosa, calúnia e difamação, cujas penas somadas podem passar de quatro anos de reclusão.
Quatro pessoas foram conduzidas coercitivamente, as quais também sofreram medidas de busca e apreensão, sendo um deles residente na cidade de Belo Horizonte/MG, cujos mandados foram cumpridos pela Delegacia de Crimes Cibernéticos da capital mineira.
As investigações prosseguem nos próximos dias, visando à identificação de outros suspeitos.
Fonte:ASCOM/PC/RO