Quem mora em cidades quentes sabe como é importante buscar plantas de região com bastante sol para que elas possam aguentar as altas temperaturas e mesmo assim se manter bela e decorativas com os raios solares.
Escolher plantas para áreas secas e quentes não é tão difícil quanto parece. “Quando queremos ter um jardim, mas não temos muito tempo para regá-lo ou não queremos aumentar muito a nossa conta de água, escolher plantas que resistam à seca e à luz direta do sol é uma realidade que temos que considerar”, relata William, da floricultura de Coroas de Flores 24 Horas em Belo Horizonte. .
Isso não significa que teremos um jardim menos interessante ou diversificado, pois a diversidade de plantas com essas características é grande.
As suculentas são plantas que armazenam água em suas folhas, troncos e raízes e, portanto, são capazes de sobreviver em locais secos com muito pouca água.
Podemos encontrar suculentas com formas de folhas e flores muito interessantes e diferentes que podem ser adaptadas a vários tipos de jardins e combinações com outras plantas.
Alguns têm sido usados medicinalmente, como aloe vera, spurge e beldroega. Provavelmente a espécie mais famosa é Agave sp. , Echeveria sp. , Kalanchoe sp. e Sacopa spp.
Além delas, podemos citar outras plantas de regiões com bastante sol, como:
Genista (Giesta): Arbusto de folha semi-caduca com fragrância e floração na primavera.
Helichrysum italicum (planta do caril): Folhagem perfumada principalmente quando exposta ao calor. É um arbusto que atinge 50 cm e de forma arredondada.
Nerium oleander: Com floração rosa, branca ou vermelha, é o arbusto típico das bermas das auto-estradas.
Rosmarinus officinalis (alecrim): Arbusto de porte médio com folhas fragrantes e flores azuis na Primavera e Verão.
Viburnum tinus (Folhado): Arbusto lenhoso com floração no Verão e bagas tóxicas azuis.
Todas essas plantas para regiões com sol são ótimas opções para alegrar o seu jardim, com uma variedade de cores e estilos.