Os 165 promotores eleitorais que atuam em todas as zonas eleitorais do Rio Grande do Sul, acompanharam, durante todo este domingo, 30 de outubro, o segundo turno das Eleições 2022, com objetivo de verificar os locais de votação e fiscalizar possíveis irregularidades.
A procuradora-geral de Justiça em exercício, Angela Salton Rotunno, acompanhada do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, e do coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral (Gael), João Pedro Xavier, esteve na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) no início da apuração dos votos. Na ocasião, cumprimentou os desembargadores pela atuação à frente do TRE na condução das eleições gerais deste ano e reiterou o valor da democracia que “possibilita ao cidadão exercer a soberania popular, que se concretiza pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto na escolha dos governantes”.
Durante a manhã, o coordenador do Gael participou de entrevista coletiva no TRE-RS, bem como de reunião com o presidente do Tribunal, desembargador Francisco José Moesch, vice-presidente e corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, e com o procurador-regional Eleitoral, José Osmar Pumes.
Também durante a manhã, o promotor-assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fernando Sgarbossa, participou de reunião da central das ações de segurança na Secretaria de Segurança Pública do Estado.