O Hospital Infantil de Ariquemes, também conhecido como Hospital da Criança, é um dos melhores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos de Rondônia desde sua inauguração em 1989. Somos conhecidos em todo o Estado pelo nosso excelente atendimento ao paciente e pelo nosso pioneirismo nesta área.
Assistência centrada na família
“Excelência no atendimento ao paciente sempre foi e sempre será o mais importante para nós, membros do Hospital da Criança. Trabalhamos em conjunto com as famílias para que as crianças recebam os melhores cuidados possíveis. Nós chamamos essa atitude de humanização centrada na família e nossos compromissos se definem da seguinte forma:
Respeitar as crenças da família, tradições e formas de enfrentamento da doença;
Dar toda a informação e apoio que a família precisa;
Pedir informações para estimular a troca de sugestões quanto aos cuidados da criança;
“Responder todas as perguntas dos pais e pedir para que eles nos informem sobre quaisquer preocupações para que possamos ajudá-los”.
Assim se expressou o Secretário de Saúde Municipal
Atendimento médico de alto nível de complexidade
O Hospital da Criança incorpora o modelo dos melhores centros pediátricos do Estado de Rondônia. Tudo é exclusivamente dedicado às crianças, desde o período neonatal até a adolescência. Contamos com espaços lúdicos, com equipamentos especialmente desenhados e calibrados para crianças, e com profissionais altamente especializados. Isso renova a tradição de credibilidade e de excelência no tratamento das emergências até a realização dos mais complexos atendimentos em diversas patologias.
No que tange ao atendimento a criança o Hospital da Criança conta com a maior e melhor unidade equipada de cuidados intensivos do Município. Possuímos também Centros de Excelência em varias áreas clínicas: neurologia, cardiologia, nefrologia e terapêutica renal substitutiva, oncologia, urologia, ortopedia, gastroenterologia. Esse modelo assistencial garante o “estado da arte” em recursos humanos e tecnológicos para atender desde os casos mais simples até crianças com doenças raras e altamente complexas.
Tudo isso implantando na atual administração do Prefeito Lorival numa intensa parceria com o Secretário de Saúde Municipal Joseilton Souto Pereira. “Olhamos com atenção para os pequenos com necessidades especiais”. Afirma o Secretário.
Já o médico pediatra Dr. Agamenon que atende no ambulatório pediátrico, fala que a demanda de atendimento oscila muito e depende do estado climático do município, “hoje, por exemplo, já passaram até este momento 18 pacientes” diz o medico. “Aqui no ambulatório atendemos todo tipo de patologia, sendo os mais frequentes casos respiratórios e de vermes”. Salienta Dr. Agamenon.
Por outro lado a Diretora do Hospital da Criança Senhora Gracieli Silveira explicar que o procedimento para o atendimento aos pacientes é feito através de um cadastramento inicial e depois é passado por uma enfermeira para que seja feita a classificação de risco do paciente. E que nenhum paciente que tem procurado o Hospital tem fica sem atendimento. Hoje o plano de atendimento sofreu uma alteração em virtude da demora que se tinha na hora de troca de plantão, temos agora em nosso quadro um terceiro médico para atender nesse horário
Pesquisa Clínica em Pediatria
É projeto de o Secretário Joseilton criar um Instituto de Pesquisa que irá contar com o Comitê de Ética em Pesquisa aprovado pelo CONEP. Onde os médicos do Hospital da Criança irão realizar pesquisas clínicas em diversas especialidades pediátricas.
Liderados por um conjunto dos maiores pediatras de Ariquemes, o Hospital da Criança fará pesquisas clínicas em várias áreas da pediatria. E ai, ampliaremos essas pesquisas não só na parte das clínicas mais iremos focar também em Nutrição e Metabolismo, em Doenças Respiratórias e Alérgicas e em Doenças Infecciosas e Vacinas.
“Acreditamos verdadeiramente que a pesquisa médica possa ajudar nossos pacientes e toda a sociedade ariquemense. Por isso, podemos perguntar se você deixaria seu filho, se estiver internado, participar de um dos nossos estudos. Se fizer isso, vamos explicar as razões da pesquisa e como o estudo funcionará. Ao concordar, pediremos a assinatura dos pais ou dos responsáveis no formulário de autorização. Logicamente, seu filho continuará a ser bem cuidado mesmo se você não quiser que ele participe desses estudos.” Ressalta Joseilton
E Joseilton vai mais além manteremos uma programação de educação continuada para médicos e para enfermeiras com a realização de no mínimo 12 simpósios por ano, além de um Congresso de Especialidades a cada 2 anos. Realizamos também cursos internos de educação continuada para enfermagem, urgências médicas, inclusive, projetos para pais, cuidadores de crianças e de aprimoramento cultural para nossos colaboradores.
A Senhora Patrícia da Silva que é moradora do Municipio de Cujubim e que já trouxe dois filhos para serem atendidos no Hospital da Criança diz que: “atendimento aqui é de excelente qualidade estou muito satisfeita de como meus filhos foram atendidos nesse Hospital” Afirma Patrícia.
Já o Senhor Dorival Mariano morador do bairro Cidade Felicidade se expressa dizendo que o atendimento no Hospital da Criança é de primeira qualidade, “toda vez que meu filho sofre alguma coisa em comum e trago para ser examinado sempre tenho encontrado profissionais de grande valor e que atende muito bem” Finaliza Dorival.
Cumprindo nossa missão de levar informação à comunidade, o Hospital da Criança está presente nas redes sociais, com uma linguagem para leigos para que as últimas novidades científicas em saúde infantil sejam disseminadas
Fonte: AOR OLIVEIRA