sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

O que cai na prova: Prefeitura de Uberlândia – MG – edital setembro

05/10/2016
in Concursos, Minas Gerais

concurso prefeitura de uberlândiaA Prefeitura de Uberlândia, em Minas Gerais, publicou mais um edital para a realização de um novo concurso público. A nova seleção, aberta em setembro, oferece 10 vagas para a área da educação. A remuneração vai de R$ 1.403,27 a R$ 2.864,00.

Garanta já a sua vaga neste concurso
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Uberlândia

Para quem se interessou, as inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro através do site da própria Prefeitura de Uberlândia. A data e o horário da prova objetiva ainda não foram divulgados. Confira o que será cobrado no exame:

Conteúdo Programático

Edital/01

– Língua Portuguesa:

1) Textos: científicos, informativos, publicitários, didáticos, instrucionais e literários. 2) Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. 3) Morfologia, sintaxe e semântica: funções textuais. 4) Discursos: Direto, Indireto e Indireto Livre. 5) Linguagem Denotativa e conotativa. Norma padrão. Paráfrase e Paródia. 6) Ortografia. Acentuação gráfica. Formação de palavras. 7)Emprego dos operadores argumentativos. Efeitos de sentido. Polissemia. 8) Concordância e Regência e Colocação.

– Legislação:

1) Lei Municipal nº 11.444, de 24 de julho de 2013, Rede pelo Direito de Ensinar e Aprender. 2) Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial. Educação Nacional. 3) Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 4) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5) Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente. 6) Lei nº 13.005, de 25 de dezembro de 2014, que institui o Plano Nacional de Educação.

Edital/03

– Língua Portuguesa:

1.Interpretação e Compreensão de texto. 2. Funções da Linguagem. 3. Fonética e Fonologia: classificação das palavras. 4. Ortografia: parônimos e homônimos. 5. Reforma Ortográfica: Acentuação das palavras, emprego do hífen. 6. Morfologia: Estrutura das palavras, prefixos, sufixos, classes de palvras (Adjetivo, Artigo, Advérbio, Conjunção, Interjeição, Numeral, Preposição, Pronome, Substantivo, Verbo). 7. Análise Sintática: Termos da Oração, Orações Coordenadas, Orações Subordinadas, 8. Concordância Verbal e Concordância Nonimal. 9. Regência Nominal e Regência Verbal. 10. Pontuação. 11. Semântica: Denotação e Conotação.

– Informática:

  1. Conceitos básicos: Hardware e Software; sistema operacional; programas aplicativos; redes de computadores; Internet; email; transferência de arquivos; World Wide Web (WWW); dispositivos móveis; profissões ligadas à informática. 2. Noções Básicas de microcomputador – componentes, dispositivos de entrada e saída, periféricos, processadores, tipos de memória, dispositivos externos. 3. Ambiente MS-Windows – Uso do ambiente gráfico; execução de aplicativos e acessórios; manipulação de arquivos e pastas; execução de aplicativos básicos; lixeira; tipos de arquivos; configuração, manutenção, instalação e atualização do MS-Windows. 4. MS-WORD – Utilização de janelas e menus; barras de ferramentas; operações com arquivos; impressão de documentos e configuração da impressora; edição de textos; formatação no Word; criação e manipulação de tabelas; operações com documentos. 5. MS-EXCEL – Fundamentos da planilha; editando e formatando planilhas; formatando células; alterando opções de impressão; organizando planilhas e exibição de janela; trabalhando com gráficos; executando cálculos; usando funções lógicas e financeiras; usando Excel com a Internet; operações com planilhas. 6. Noções de Utilização do Google Chrome, Mozilla, MS-Internet Explorer e Firefox – Manutenção dos endereços favoritos; utilização de histórico; noções de navegação em hipertexto; baixando arquivos; segurança; configuração e atualização. 7. Noções de Utilização do MS-Outlook – Envio e recebimento de mensagens – incluindo a utilização de arquivos anexos; localização de mensagens nas pastas; organização das mensagens em pastas e subpastas; manutenção do catálogo de endereços; configuração e atualização. 8. Noções de utilização e configuração de aplicações web para acesso a mensagens – Serviços gratuitos de correio eletrônico, Hotmail e Gmail: Envio e recebimento de mensagens, incluindo a utilização de arquivos anexos. 9. Vírus de computador – Definição e programas antivírus; tipos de vírus.

– Matemática:

Conjuntos, Números Inteiros; Números Racionais; Números Reais; Sistema de Numeração Decimal; Problemas envolvendo números e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação), Frações ordinárias e decimais, produtos notáveis. 2. Múltiplos e divisores: máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3. Expressões numéricas. 4. Equações do 1º e 2º graus. 5. Problemas, números e grandezas proporcionais: razões e proporções, Divisão em partes proporcionais, Regra de três simples e composta. 6. Porcentagem. Juro simples: juros, capital, tempo, taxas e montantes. 7. Introdução à Estatística: gráficos, média aritmética, média aritmética ponderada. 8. Sistema de medidas decimais: medidas de comprimento, perímetro, metro, metro quadrado e cúbico, litro, grama. 9. Funções de 1º e 2º graus; Progressões (PA e PG); 10. Análise Combinatória (Princípio fundamental da contagem, Arranjos, Permutação, Combinação) 11. Probabilidade; 12. Resolução de problemas.

Edital/05

– Língua Portuguesa:

1) Textos: científicos, informativos, publicitários, didáticos, instrucionais e literários. 2) Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. 3) Morfologia, sintaxe e semântica: funções textuais. 4) Discursos: Direto, Indireto e Indireto Livre. 5) Linguagem Denotativa e conotativa. Norma padrão. Paráfrase e Paródia. 6) Ortografia. Acentuação gráfica. Formação de palavras. 7)Emprego dos operadores argumentativos. Efeitos de sentido. Polissemia. 8) Concordância e Regência e Colocação.

– Legislação:

1) Lei Municipal nº 11.444, de 24 de julho de 2013, Rede pelo Direito de Ensinar e Aprender. 2) Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial. Educação Nacional. 3) Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 4) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5) Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente. 6) Lei nº 13.005, de 25 de dezembro de 2014, que institui o Plano Nacional de Educação.

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, a ordem de posição obedecerá a seguinte ordem:

a) Quem tiver idade igual ou superior a 60 anos;
b) Quem tiver a maior nota em Conhecimentos Específicos;
c) Quem tiver a maior nota em Legislação;
d) Quem tiver a maior nota em Língua Portuguesa;
e) Quem tiver a maior idade.


 

Concurso Uberlândia

Para saber mais informações e baixar os editais, veja a página do Concurso Prefeitura de Uberlândia – edital setembro

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.