A procuradora de Justiça Eva Margarida Brinques de Carvalho foi eleita, na tarde desta quarta-feira, 30 de novembro, a nova corregedora-geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul para o biênio 2022/2024. Ela recebeu 115 votos, que representam 100% dos votos válidos. O processo eleitoral eletrônico, executado pela Secretaria dos Órgãos Colegiados, comandada pelo promotor Márcio Bressani, encerrou às 17h desta quarta, momento em que foi apurado o resultado do pleito.
Em sua primeira fala como corregedora-geral eleita, Eva Margarida, que terá a procuradora de Justiça Dirce Carvalho Soler como sua subcorregedora-geral, agradeceu a votação recebida e a todos que contribuíram com o trabalho realizado no Ministério Público, desde o início da sua carreira, na Promotoria de Justiça de Cerro Largo. “A palavra do momento é gratidão. A todos os membros do Colégio de Procuradores, que participaram de forma efetiva do processo eleitoral, legitimando, assim, a mim e a Dra. Dirce. Também agradeço aos colegas dos Órgãos Colegiados pelo acolhimento ao trabalho que realizamos, ao longo destes dois anos na Subcorregedoria-Geral, juntamente com Dr. Marcelo Pedrotti. Agradeço também aos servidores e colegas de Ministério Público, que, de alguma forma, participaram da minha carreira desde a entrância inicial. Com certeza, sem o auxílio de cada um deles eu não chegaria até este momento. E, por fim, agradeço a Dra. Dirce por ter aceitado esse desafio junto comigo”.
A Comissão Eleitoral foi formada pelos procuradores de Justiça Sérgio Britto, Jacqueline Fagundes Rosenfeld e Cláudio Mastrangelo Coelho. O procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, participou remotamente de Brasília. A subprocuradora-geral de Gestão Estratégica, Caroline Vaz, esteve presente no momento do resultado da eleição. Também acompanhou a apuração dos votos o ex-procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga.
A cerimônia de posse está marcada para o dia 12 de dezembro, no auditório da sede institucional do MPRS.