terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Lula é denunciado por 4 crimes em contratos em Angola

10/10/2016
in Brasil, Destaque

(ANSA) – O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva, tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro no caso que investiga a realização de obras financiadas por dinheiro público em Angola pela construtora Odebrecht.

Segundo a Procuradoria da República no Distrito Federal, o ex-mandatário teria usado sua influência para conseguir contratos para a empreiteira no país africano. Em troca, a Odebrecht teria feito “repasses” a Lula, principalmente por meio de pagamentos de palestras ministradas pelo petista.

Segundo o MPF, “tais contratações prestavam-se tão somente a ocultar a real motivação da transferência de recursos da Odebrecht para o ex-presidente Lula”. Além disso, o inquérito inclui a Exergia, empresa de seu sobrinho Taiguara Rodrigues dos Santos subcontratada pela construtora para atuar em suas obras em Angola.

A companhia, embora com pouca trajetória no mercado, teria recebido R$ 20 milhões entre 2009 e 2015. Tais projetos foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). Taiguara também foi denunciado, assim como Marcelo Odebrecht e outras oito pessoas.

Se condenado à pena máxima por todos os crimes dos quais é acusado, Lula pode pegar até 35 anos de prisão. Nos próximos dias a Justiça Federal deve dizer se aceita ou não a denúncia. O ex-presidente já é réu em dois processos decorrentes da Operação Lava Jato.

No primeiro, responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido R$ 3,7 milhões em “vantagens indevidas” da construtora OAS, incluindo um apartamento tríplex no Guarujá (SP).

No outro, é acusado de obstrução das investigações da própria Lava Jato, ao ter tentado impedir o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada, segundo o Ministério Público Federal. (ANSA)

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.