domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 15:26 – Abomináveis são para o Senhor os pensamentos do mau, mas as palavras dos limpos são aprazíveis.

15/10/2016
in Estudos de Provérbios

 

A sua boca é a saída do seu coração. Lá, suas palavras são escolhidas e formadas. Os seus pensamentos e a sua maneira de falar são uma abominação ao SENHOR Jeová? Ou as suas palavras são agradáveis e aprazíveis que alegram a Deus e aos homens? Todas as vezes que você falar, você revela para Deus e para os homens aquilo que está em seu coração. Todas as vezes que você fala, Deus e os homens apreciam e se alegram com as suas palavras, ou as abominam e desprezam? Você foi avisado!

Seus pensamentos não são sua propriedade. Por questão de dever você está unido com o seu Criador para pensar sobre Ele com todo o seu coração (Dt 6:4-7). Mas os ímpios nunca pensam Nele (Sl 10:4; Rm 1:20-28). A garganta deles é um sepulcro aberto, revelando decomposição e morte em seus corações (Rm 3:13).

Mesmo quando você mente, suas palavras mentirosas não mentem – elas dizem a verdade a respeito do seu coração. Você é um mentiroso! Seu coração, seja ele preto de maldade, ou ouro com pureza e branco com justiça, é claramente revelado a Deus e aos homens pelas suas palavras. Os insensatos dizem, “Você não pode conhecer o meu coração.” Eles enganam a si mesmos. Todos, incluindo Deus, conhece os corações deles através das palavras deles (Mt 12:33-37; Tg 3:5-16). Qual a cor do seu coração, leitor?

Salomão avisou que Deus vê todas as coisas praticadas na terra (Pv 15:3). Mas Davi, antes de Salomão, afirmou que Deus ouve a analisa cada pensamento, mesmo antes de serem expressas em palavras (Sl 139:1-6). O grande e terrível Deus conhece os pensamentos e as intenções do seu coração (Hb 4:12), e você prestará contas por cada palavra ociosa proferida (Mt 12:34-37). Ele conta os pensamentos insensatos como pecado (Pv 24:9). Controle os seus pensamentos e palavras começando agora mesmo!

Ou Deus está irado com você pelo que você pensa e diz, ou Ele está satisfeito pelos dois motivos. Qual é a sua realidade? Se Ele está irado, você irremediavelmente está a caminho da destruição (Pv 10:7; Sl 34:16). Se Deus está contra você, não existe ajuda no céu ou na terra para você. Se Deus é por você, nenhum poder pode impedir as bênçãos Dele. Seu coração e os seus lábios não lhe pertencem; você receberá o bom ou o mal pela sua maneira de falar (Pv 18:21; Sl 12:1-5). Você foi avisado!

Os pensamentos e as palavras dos ímpios são arrogantes, blasfemos, cruéis, sujos, insensatos, atrevidos, ignorantes, difamadores, vãos e depravados. Eles falam áspera, impulsiva, irreverente, ruidosa, sarcástica e egoisticamente. Eles balbuciam a respeito de aborto, adultério, evolução, fofoca, sindicatos trabalhistas, filmes, autoestima, sodomia, esportes, televisão e outras vaidades. O Deus Criador do céu os despreza, seus pensamentos e suas palavras.

Os pensamentos e as palavras dos homens puros são animadores, graciosos, prestativos, bondosos, instruídos, misericordiosos, pacíficos, virtuosos e sábios (Pv 10:20-21; 15:2 e 4; 16:23-24; Ec 10:12). Eles falam com cautela e lentamente. Suas palavras são formadas em um coração puro, pois é um coração puro que gera palavras graciosas, e até os reis desejam estar perto de um homem assim (Pv 22:11). Suas palavras são agradáveis a Deus e aos homens (Pv 15:23; 24:26; 25:11).

Nenhum homem jamais falou como Jesus Cristo. Os soldados que foram enviados pelos Seus inimigos não conseguiam O prender, pois eles estavam estupefatos pelas Suas palavras virtuosas (Jo 7:45-46). O Seu primeiro sermão em sua cidade natal foi predominantemente gracioso, fazendo com que os céticos e zombadores ficassem sem ação (Lc 4:14-22). E depois da sua ressureição, Ele interpretou as escrituras de uma maneira que levou os corações de dois discípulos a arderem de prazer (Lc 24:13-32).

De que maneira você pode falar como Ele? Interrompa os seus hábitos de pensar e de falar, e se arrependa de qualquer maneira tola de falar (Pv 30:32; Jó 40:4; Is 6:5)! Pense somente a respeito de coisas nobres e virtuosas (Pv 4:23; Ml 3:16; Fp 4:8; Cl 3:2)! Vá mais devagar (Pv 15:28; 29:20; Tg 1:19)! Reduza as suas palavras à metade (Pv 17:27-28; Ec 10:19)! Se você não puder falar bem a respeito de Deus ou dos homens, então pare de falar totalmente (Ef 4:29; Cl 4:6)! Senhor, nos ajude!

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.