Na decoração, a beleza dos móveis de fibra natural vai muito além de serem esteticamente agradáveis e funcionais. As fibras naturais são consideradas ecologicamente corretas porque a extração traz benefícios ao meio ambiente.
Outro benefício para o meio ambiente é que os móveis de fibra natural são fabricados com material que crescem rapidamente e são aproveitáveis em cerca de quatro a seis anos, enquanto uma árvore (se for um objeto de madeira maciça) leva mais de 40 anos para ser extraída. De acordo com Jailson, da Bastos Design, loja de móveis em corda náutica em São Paulo e fibra natural, a atmosfera rústica mesclada ao clássico e moderno chama a atenção na nova decoração deste móvel de fibra. “A valorização de produtos naturais e criações produzidas através do artesanato tornou-se uma tendência internacional”, ressalta Jailson. “As peças em fibra ganham cada vez mais espaço em projetos de interiores em estilo rústico e natural”, complementa o dono da Bastos.
O ambiente com a beleza dos móveis em fibra natural ficou mais descontraído, adequado para consumidores que valorizam qualidade de vida e questões ambientais. Com o avanço da tecnologia, as peças de fibra ganham designs inovadores que podem ter acabamento em fibras de junco, ratã, apuí, taboa ou até de bananeira.
As principais vantagens dos tecidos produzidos com fibras naturais é o conforto que proporcionam a peça. Permite um toque agradável à pele e possibilita uma melhor “respiração; são mais flexíveis, resistentes e influenciam na durabilidade do produto que será confeccionado.
Apesar de resistentes, é preciso cuidado na sua utilização. O ideal é que fiquem em locais internos ou cobertos, e sempre protegidas por tratamento com selador e verniz de acabamento. Mas isso não diminui a beleza dos móveis de fibra natural, que reúne uma variedade de vantagens que só quem tem esse produto em casa sabe como ela faz a diferença na decoração.