A governadora em exercício Mailza participou na manhã desta terça-feira, 7, de um café da manhã na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre (Emater), que homenageou mais de 50 mulheres produtoras rurais.
O ato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher celebrado no dia 8 de Março, foi realizado no Complexo de Agricultura do Acre, em Rio Branco formado pela Secretaria de Produção e Desenvolvimento (Seprod), Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre) e Emater. Estavam presentes mulheres de mais de 20 comunidades rurais assistidas pela Emater no Bujari, Porto Acre, Senador Guiomard, e da capital acreana.
Entre as políticas públicas direcionadas ao público feminino, a vice-governadora falou do esforço do governo do Estado na proteção às mulheres e investimentos na agricultura familiar. “Estamos atuando no combate à violência contra mulheres com a recém-criada Secretaria da Mulher e os investimentos do governo, com treinamento e linhas de crédito orientada, contribuindo para emancipar as mulheres. A mulher do campo merece ser cuidada”, disse Mailza relembrando que no mandato de senadora enviou uma emenda para compra de 27 motocicletas para assistência ao produtor rural. Os veículos já foram entregues.
“Este encontro é de reconhecimento e agradecimento a todas as trabalhadoras rurais, pela parceria com a Emater e por serem responsáveis também em colocar alimentos nas nossas mesas e de suas famílias, e, principalmente, pelo seu trabalho incansável. Temos o aval do governador Gladson de promover uma extensão rural e assistência técnica cada vez mais forte”, reforçou o presidente, Rynaldo Lúcio dos Santos.
Maria Paulina, moradora do Belo Jardim III, representou a comunidade rural Liberdade e falou do papel desenvolvido pelo órgão. “A Emater é uma extensão da minha casa. Eu era uma produtora que não sabia fazer nada. Hoje, sou uma produtora orgulhosa. Aprendi a plantar e sobrevivo do que produzo na minha terra: mel, milho, feijão. Agradeço muito pela assistência dada na nossa comunidade e muitas outras em todo o estado”, destacou.
A presidente do Conselho Estadual das Mulheres (Cedim), da Secretaria da Mulher, e integrante do Movimento de Mulheres Camponesas, Giovana Castelo Branco, pontuou que à Emater é a casa das mulheres do campo. “Aqui somos representadas. Sou camponesa, produtora rural e pela primeira vez, uma mulher do campo tá a frente desse conselho. Produzimos o bem maior, alimento e ajudamos na economia. Obrigada Emater por nos ajudar a fazer desse estado um lugar melhor para se viver. Hoje é um dia de agradecer e não só comemorar, mas também de se fortalecer, reivindicar e reafirmar nossas lutas e conquistas como mulheres”, disse.
O evento foi encerrado com uma apresentação da servidora da Emater há mais de 40 anos, Socorro Silva e seu filho, o músico Rodrigo Ephren, ao som de Maria, Maria, de Milton Nascimento.
Durante toda a manhã, foram oferecidos diversos serviços, dentre eles uma palestra motivacional sobre a valorização da mulher com a advogada e coaching Iana Ribeiro, aplicação de vacinas, bingos e sorteios.
Estiveram presentes o presidente da Cageacre, Pádua Bruzugu; da Emater: o diretor técnico, Waly Stanley Oliveira; a diretora administrativa e financeira, Suele Filgueira; a engenheira agronôma e extensionista, Palmira Oliveira; a produtora rural, Rosilene Figueiredo, representando moradores da Transacreana, lideranças e funcionários