Homens irados são tolos, cheios de fúria. Não há nada piedoso, nobre ou masculino neles, não importa que tipo de construção você o reveste nem as desculpas que você dá para ele. Homens irados são tolos. Se você deseja ser um homem sábio, você os evitará a todo custo, do contrário você corre o risco de aprender os seus hábitos profanos e maus para a destruição da sua alma (Pv 22:25; 13:20).
Homens raivosos são tolos. Se você deseja uma vida pacífica, você os evitará, pois eles trazem conflitos sem fim para a sua vida (Pv 15:18; 19:19; 29:22). Homens raivosos não conseguem aprender um novo meio de vida e, por esta razão, você não consegue mantê-los, vez após vezes, fora de confusões. A melhor opção é a de reconhecer que eles são escravos de suas emoções depravadas, incapazes de ajudarem a si próprios – evite-os.
Você não tem o direito de ter qualquer amigo que você quiser. Deus tem autoridade de limitar as suas amizades. Homens sábios valorizam a sabedoria Dele a respeito de amizades, e eles se socializam em razão disso. Não engane a si mesmo; as más conversações corrompem as boas maneiras (ICo 15:33). Homens raivosos tentarão fazer com que você mesmo aprenda os hábitos raivosos, e esses hábitos lhe trarão muitos problemas.
A raiva está no âmago dos tolos (Ec 7:9). Os homens sábios rejeitam a raiva (Pv 19:11). Os homens sábios governam os seus espíritos e são lentos em se irarem (Pv 14:29). Por quê? Porque eles sabem que os grandes homens verdadeiros sabem como governar os seus espíritos e evitar a raiva (Pv 16:32). Por quê? Porque eles sabem que a raiva nunca os auxilia a realizar a justiça de Deus (Tg 1:19). Por quê? Porque eles sabem que a pressa irada em qualquer assunto dessa natureza traz a vergonha sobre eles (Pv 25:8).
Homens irados geralmente se gloriam de suas rápidas intemperanças como sendo um sinal de masculinidade ou de durões; mas somente os tolos ficam com raiva rapidamente, porque eles são escravos fracos de suas paixões básicas (Pv 14:17,29). Eles não conseguem governar os seus espíritos, assim Deus e Salomão os compara a cidades indefesas sem muros – qualquer evento, por menor que seja, lhes causará um colapso total e sua ruína (Pv 25:28).
A lição é suficientemente clara. O que você vai fazer a respeito disso? Rompa com os seus conhecidos e amigos que se irritam rapidamente ou com frequência. Eles não merecem ter amigos. Deixe que eles vivam e morram sozinhos. Homens raivosos deveriam ser deixados para apodrecer em suas próprias fúrias. A razão de Salomão é suficientemente clara no seguinte versículo (Pv 22:25), A lição é suficientemente clara. Homens raivosos devem ser evitados. Não faça amizades com eles, ou estabeleça qualquer ligação que você possa evitar. Não entre em sociedade com um homem raivoso, pois você vai se ferir por causa disto. Não case com um homem raivoso, pois ele lhe causará muito mais dores do que você possa imaginar. Não venda nem compre de um homem raivoso, se você puder evitar. Por que você causaria uma dor de cabeça perpétua para si mesmo? Nem aceite um convite para almoçar com uma pessoa assim (Pv 17:1; 21:9).
Jesus ensinou que a ira sem causa é assassinato à vista de Deus (Mt 5:21-22). É claro que os religiosos afeminados e mulheres tolas da presente geração removeram estas três palavras de suas novas Bíblias tendenciosas, deixando o versículo a condenar todo e qualquer tipo de raiva (IITm 3:1-7). Entretanto, Deus e os Seus profetas e apóstolos ficavam com raiva de pecado e de pecadores. Paulo escreveu que era possível ficar com raiva e não pecar (Ef 4:26-27).
Ao invés de escolher homens raivosos para serem seus amigos ou ir a qualquer lugar com homens furiosos, escolha os santos de Deus para serem os seus amigos, e vá com eles à casa de Deus. Os verdadeiros filhos de Deus não ficam irados ou furiosos. Eles são cheios de amor, alegria, paz, longanimidade, docilidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio (Gl 5:22-23). Estas nove qualidades descrevem você? Elas descrevem os seus amigos? Elas descrevem a sua igreja?