terça-feira, 20 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Em Marechal Thaumaturgo, governo realiza encontro da Comissão Intergestora Regional

12/05/2023
in Acre
Acre – Em Marechal Thaumaturgo, governo realiza encontro da Comissão Intergestora Regional

Às margens do Rio Juruá habitam acreanos que dia após dia enfrentam duras batalhas para contribuir com a construção de um estado que oferte melhor qualidade de vida à população. O governo do Acre e parceiros não medem esforços para transformar a realidade dessas milhares de pessoas. Apesar da dificuldade de acesso, políticas institucionais chegam ao Juruá e geram profundas transformações sociais.

Governadora em exercício participou da abertura do encontro. Foto: Diego Silva/Secom

A 3ª edição do encontro da Comissão Intergestora Regional (CIR) é exemplo disso. Em Marechal Thaumaturgo, o titular da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, membros da pasta na Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, secretários municipais de Saúde e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) discutiram e pactuaram medidas de Saúde. A sessão, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, na sede da prefeitura local, contou com a participação da governadora em exercício, Mailza, e do gestor do município, Valdelio Furtado.

De acordo com a governadora, encontro colabora para a criação e execução de políticas que se adequem à realidade local. Foto: Diego Silva/Secom

“É muito importante essa troca de ideias e de experiências para que possamos ofertar serviços de Saúde com mais qualidade ao povo de Marechal Thaumaturgo. A CIR soma, pois dela sairão informações importantes para o governo criar políticas que se adequam às necessidades locais”, destacou a chefe de Estado.

A CIR tem como propósito gerar impactos positivos à saúde. A comissão conta com representações na regional do Alto Acre, Baixo Acre e na regional do Juruá, Tarauacá e Envira. Cada uma é liderada por secretários municipais, que realizam suas funções em parceria com o governo, com o objetivo de transformar em realidade as demandas de Saúde da população.

Pedro Pascoal: “Em quatro anos, trabalharemos para fortalecer as regionais, com médicos especialistas e equipamentos”. Foto: Diego Silva/Secom

“O governo está à disposição para fortalecer a regional. Nossa vinda aqui é de extrema relevância, pois conhecemos a realidade local e, a partir disso, definiremos ações de encaminhamento que vão atender os anseios do povo”, ratificou o secretário Pedro Pascoal.

Encontro se deu na sede da prefeitura local. Foto: Diego Silva/Secom

Na pauta, o fluxograma de Saúde da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, o Sistema de Regulação Hospitalar, itinerante indígena, cronograma de capacitações, além da distribuição de insumos ao laboratório de Marechal Thaumaturgo e os indicadores de Saúde da região.

3⁰ encontro da CIR realizado em 2023. Foto: Diego Silva/Secom

Avanços na Saúde pactuados pela CIR

A política coesa entre Estado e municípios amplia e garante o acesso aos serviços de Saúde para os habitantes das zonas rural e urbana da região.

Cadeiras de roda foram cedidas aos municípios do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

Criada em 2012, a CIR possibilitou ao Juruá a padronização de fluxo assistencial, a implantação do Sistema de Regulação (Sisreg) nos municípios, o fluxo de dispensação de insulina, cessão de cadeiras de rodas, entre outros. Os avanços beneficiam o povo com mais cidadania e dignidade.

O que disseram

“O governo tem sido grande parceiro, e com união atuamos para entregar importantes benefícios ao nosso povo”, disse Valdéio Furtado.

“Estamos felizes, pois o momento vai gerar conquistas. Nessa reunião tratamos de problemas, mas com a unidade das forças conseguimos resolvê-los”, Joice Gonçalves, secretária de Saúde de Mâncio Lima.

“Ficamos honrados em receber as equipes no nosso município. A CIR tem melhorado a vida da nossa população”, gestor da Saúde de Marechal Thaumaturgo, Maricelson Firmino.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreComissãoEncontroGovernoIntergestoraMarechalrealizaregionalThaumaturgo

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.