A restauração definitiva da BR-319 já se arrasta por mais de vinte anos, e apesar das constantes cobranças, esta missão acaba enfrentando diversas barreiras, principalmente de ordem política. O entendimento é do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), ao participar ontem de audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia, para debater juntamente com deputados estaduais do Amazonas, a restauração definitiva desta rodovia federal, que liga Porto Velho a Manaus.
O deputado Hermínio Coelho foi enfático ao dizer que não acredita na revitalização da rodovia federal, pois o problema é a esculhambação na política nacional para com o povo da Amazônia. No seu entendimento, autoridades brasilienses simplesmente ignoram o clamor da população, e não dão mínima atenção para reivindicações dos parlamentares federais. Segundo o parlamentar, os representantes da região Norte no Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados) são fracos e incompetentes
Hermínio Coelho também aproveitou para salientar a traumática situação ambiental decorrente da construção das duas hidrelétricas em Porto Velho. Para ele, os impactos ambientais foram verdadeiros estupros ao meio ambiente, e apesar de tudo isto, o povo rondoniense continua sendo massacrado e ignorado, enquanto reina o silêncio da bancada federal.
De acordo com Hermínio Coelho, na atualidade é desanimador o desenvolvimento sócio-político da Amazônia, pois o ministro de Minas e Energia, é o ex-governador de Manaus (AM), Eduardo Braga. “Podemos ver por aí, Eduardo Braga, é ministro e o próprio não mostra interesse algum na revitalização da BR-319. É por isso que eu não acredito nesse projeto. Infelizmente nosso políticos em Brasília são muito fracos. Na realidade estamos diante de uma bancada pelega, desabafou.
Da Assessoria