A capital fluminense abriga os maiores cemitérios do Rio de Janeiro com espaços para despedida dos entes queridos falecidos, atendendo diversas regiões da cidade. Nesta lista, alguns espaços são tradicionais e abrigam túmulos de personalidades famosas, tanto cariocas, como do Brasil. Locais famosos por receberem muitos velórios e coroa de flores.
Para começar a lista dos maiores cemitérios do Rio de Janeiro, temos o Cemitério do Caju (São Francisco Xavier), um dos mais antigos do Rio de Janeiro, com 168 anos de história, 441 mil m² de área e mais de 13.000 covas rasas.
Já o Cemitério da Cacuia, é o principal cemitério da Ilha do Governador, bairro que faz parte da Zona Norte do Rio de Janeiro. É de fácil acesso, possui ótimas instalações e realiza apenas sepultamento.
Na lista dos maiores cemitérios do Rio de Janeiro estão também o Cemitério Memorial do Carmo é o primeiro cemitério vertical da cidade do Rio de Janeiro, e um dos poucos do Brasil. São mais de 7760 jazigos e 900 nichos muito bem localizados dentro do terreno do Cemitério da Ordem Terceira do Carmo. Realiza sepultamento noturno.
O Cemitério de Campo Grande, localizado na Zona Oeste da cidade, é um dos mais antigos e tradicionais da região com mais de 22.000 sepulturas. Não trabalha com cremação, somente com sepultamento.
Outro cemitério é o Cemitério de Irajá, localizado na Zona Norte do RJ e que foi inaugurado em 1835, tendo uma área de mais de 138 mil m².
Para fechar a lista dos maiores cemitérios do Rio de Janeiro, temos o Cemitério de Santa Cruz, um dos mais antigos da região, com mais de 100 anos de existência. Dispõe de sepulturas paralelas umas às outras, salas para velório e ótima localização.