Especialista dá dicas de aplicações rentáveis e que oferecem uma maior liberdade financeira
Se preparar para a velhice é uma das metas que todo mundo precisa ter. Afinal, se planejar agora dará uma chance maior de boas condições de conforto após os 60 anos. De acordo com dados do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros é de 77 anos, o que intensifica a necessidade do debate sobre a aposentadoria.
Dessa forma, uma boa educação financeira poderá ditar rumos importantes na vida das pessoas, como tentar enxergar oportunidades de investimentos e tentar diminuir o tempo para se aposentar. Pensando nisso, convidamos o especialista em investimentos Adriano Freitas para dar algumas dicas para acelerar o processo e trazer tranquilidade. Confira!
Tesouro direto
Você sabe o que é tesouro direto? Caracterizado por ser uma plataforma que disponibiliza títulos públicos federais, essa é uma ótima alternativa por ser muito segura. “É um tipo de investimento de rentabilidade fixa e que permite que a pessoa possa emprestar dinheiro ao governo e receber um valor mais elevado com juros”, explica Adriano.
CDB (Certificados de Depósitos Bancários)
Outra excelente opção de renda fixa, os CDBs entregam investimentos a longo prazo com estabilidade e segurança. Sendo títulos oferecidos por bancos visando a captação de fundos, a ideia é que o investidor empreste dinheiro para as instituições financeiras e, posteriormente, elas possam pagar esses valores em juros.
Fundos de renda fixa simples
Essa opção entrega um maior nível de acessibilidade aos investidores. Além da segurança ofertada, os fundos de investimentos de renda fixa simples são baratos. Outro ponto é que ele tem a característica de que os títulos públicos e de baixo risco apresentam 95% do patrimônio aplicado.
“Quando se pensa em investimento, as pessoas acham que é preciso algo muito chato e burocrático. E os fundos de renda fixa simples mostram que isso não é verdade. Com bom nível de segurança, as informações são disponibilizadas facilmente na internet. Acredito que é um ótimo investimento para a aposentadoria”, detalha Adriano.
Fundos de investimentos imobiliários
Essa modalidade de investimento é muito requerida pelo mercado financeiro por apresentar alta rentabilidade. “No geral, é como se fosse um aluguel. Você aplica nesse fundo todo mês e recebe um valor pelo investimento”, conta Adriano.
Com o fundo fazendo a captação do valor e aplicando no setor imobiliário, como condomínios e centros de distribuição, esse investimento traz uma renda mensal ao investidor.
E aí, curtiu as dicas? Vale frisar que para realizar um bom investimento, estudos e análises são sempre bem-vindas. Você precisa conhecer profundamente cada tipo de aplicação e buscar pontos favoráveis de acordo com o que deseja.