Garantir o acesso amplo à informação é o princípio da comunicação pública, tema amplamente debatido nesta quarta-feira, 7, pela equipe de radiojornalismo e webjornalismo da Secretaria de Estado de Comunicação do Acre (Secom), em visita técnica às agências, rádios e TVs do Senado e da Câmara Federal, em Brasília.
A equipe foi recebida pelos gestores de Comunicação das duas instituições e puderam conhecer de perto a estrutura e modelo de gestão adotado, além de reforçar a parceria já existente com o governo do Estado do Acre no compartilhamento de informações e conteúdos.
“Sair do nosso município, no interior do Acre, para ter uma visão ampla do que acontece no mundo da comunicação nos faz retornar cheios de ideias novas, que podem ser facilmente adotadas em nossa rotina de trabalho, de acordo com a nossa realidade”, enfatizou o coordenador da Rádio Aldeia FM de Cruzeiro do Sul, Erisney Mesquita.
No Senado, a diretora da Secom em exercício, Luciana Rodrigues e sua equipe explicaram como funciona o fluxo de trabalho adotados pela Agência Senado, TV e rádio, que trabalham diariamente com a comunicação pública de forma modernizada, com alcance comparado aos grandes veículos nacionais.
“O nosso grande desafio é fazer comunicação com foco no cidadão e atender a pluraridade, cumprindo o papel social, que é levar a informação para todos os lugares desse Brasil”, destacou.
No Acre, boa parte da programação da Rádio Senado é transmitida pelas rádios locais, como o Jornal do Senado, inserido na Voz do Brasil, diariamente. O alcance vai além da capital e perímetro urbano dos municípios do interior, segundo o coordenador das rádios Aldeia FM e Difusora AM: “São 738 comunidades isoladas que recebem informação exclusivamente por meio do rádio”.
Em visita à estrutura da Agência Câmara, TV e rádio, a equipe também pôde aprofundar o debate sobre a importância da comunicação pública e a busca constante por sua melhoria. Lá, foram recebidos pelo diretor da Coordenação de Operação Técnica para a Comunicação, Flávio Menezes e sua equipe, que focou nos avanços do rádio nos últimos anos.
“Até um tempo atrás, acreditava-se que o rádio poderia deixar de existir por causa do avanço das tecnologias. Mas o rádio está avançando junto, inserindo o formato audiovisual, por exemplo, que é o podcast, para atender um público que busca por inovações”, explicou.