O SBT anunciou nesta semana que vai exibir pela sétima vez a novela mexicana ‘A Usurpadora‘ (para a nooooossa alegria!). A trama sempre garantiu boa audiência ao canal de Silvio Santos desde a estreia em 1999 até as reprises em 2000, 2005, 2007, 2012 e 2015. Por isso, ao que tudo indica, não será diferente agora. O primeiro capítulo vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 7, às 13 horas.
Para quem já assistiu a novela, é difícil esquecer das gêmeas Paola e Paulina, idênticas na aparência e tão distintas de personalidade. As duas personagens eram interpretadas por Gabriela Spanic. Tem muita gente esperando ansiosamente a próxima segunda-feira, mas, enquanto ela não chega, nós separamos algumas curiosidades sobre o folhetim mexicano que achamos interessante você saber antes de assistir aos capístulos.
1- Apesar de todo sucesso que a novela mexicana fez (e faz!) ela não é uma obra original. ‘A Usurpadora’ é, na verdade, um remake de uma novela venezuelana homônima exibida em 1972. Em 1981, a Televisa – rede de televisão mexicana – produziria uma trama com o mesmo enredo de 1972. Mas apenas em 1998, Gabriela Spanic viveria as gêmeas Paola e Paulina na televisão.
2- Paola e Paulina poderiam ter sido interpretadas por Thalía – atriz de Marimar e Maria do Bairro, por exemplo. Mas Thalía negou o trabalho por falta de tempo em sua agenda, já que estava investindo na carreira como cantora. Com a recusa, a Televisa se viu obrigada a selecionar a então desconhecida Gabriela Spanic.
3- ‘A Usurpadora’ foi exibida pela primeira vez em 1998, no México. Em 1999, na faixa das 20h, a novela começou a ser exibida no Brasil, pelo SBT. Com audiência média de 20 pontos, a novela fez a festa do SBT e causou certo desespero na Globo, que no horário exibe o ‘Jornal Nacional’.
4- O número de exibições da novela no SBT faz com que ‘A Usurpadora’ seja a novela mexicana mais exibida pelo canal, ao lado de ‘Maria do Bairro’.
5- O motivo para tantas reexibições se deve ao sucesso que a novela representa ao canal. Em 2004, por exemplo, a trama ameaçava o ‘Vale a Pena Ver de Novo’, da Globo, e, em 2013, chegou a registrar o triplo da audiência do ‘Programa da Tarde’, da Record.
6- Além do México e Brasil, ‘A Usurpadora’ foi exibida em mais 120 países (a novela precisou ser dublada em 25 idiomas).
7- A Televisa compilou a novela em DVD, lançando um resumo de cerca de 6 horas. O produto fez sucesso no mercado. Além disso, a trama foi adquirida pela Netflix.
Fonte: Tudo e Todas