Existe uma única Fonte de sabedoria, e buscá-la em qualquer outro lugar é tolice e perda de tempo. Toda sabedoria está do próprio SENHOR, e Ele a dá a quem Ele quer. Conhecimento e entendimento também são dádivas Dele, e Ele as revela pelo Espírito, pela Palavra e através dos pregadores.
Sabedoria, conhecimento e entendimento são aspectos relacionados com a habilidade de julgar corretamente. Eles são meios pelos quais podemos identificar a verdade e o erro, o certo e o errado, o bem e o mal. Eles são as condições para uma vida abençoada e bem sucedida de paz e justiça. A sabedoria não é medida pelo Q.I., diplomas universitários ou realizações. Ela é superior a tudo isto.
A inteligência humana não é a origem da sabedoria. A inteligência é uma desvantagem. Um lavrador humilde de modesta inteligência, que teme a Deus possui uma maior sabedoria do que um gênio que confia em sua mente analítica. Pois o SENHOR é quem concede sabedoria! Pais, não lamentem a respeito de uma criança que está abaixo da linha mediana; você pode ensiná-lo sabedoria que trará o favor de Deus e dos homens!
A educação humana não é a fonte da sabedoria. A educação é uma desvantagem. Um lavrador com pouca formação educacional que teme a Deus, frequentemente estará muito adiante do garoto da cidade com um PhD em ciência molecular. Pois o SENHOR concede a sabedoria! Um vislumbra Deus em cada aspecto da sua lavoura e da sua vida; o outro alucina a respeito das teorias do “big bang” e de macacos. Deus declarou guerra contra essa abordagem à sabedoria (ICo 1:19-20; ICo 3:18-20; ITm 6:20-21).
A diligência humana não é a fonte da sabedoria. Os homens que a buscam devem se aplicar energicamente nessa sua busca (Pv 2:4-5; Pv 18:1; IITm 2:15), pois, se Deus não abençoar esse esforço será tudo em vão (Sl 127:1-2; Ec 8:17). Enquanto um homem de Deus lê e estuda, ele precisa pedir ao Senhor para guiá-lo e prosperar o seu caminho (Sl 119:118; Mt 13:17). Os Fariseus e os escribas conheciam profundamente as Escrituras, mas não com entendimento.
O homem vem ao mundo como o potro de um jumento selvagem e sai da mesma maneira (Jó 11:12; Ec 3:19-21). E durante a sua vida ele sofre com um coração enganador e depravado; tão mal que ele não consegue entender (Jr 17:9-10). Os mais inteligentes desses jumentos ensinam a adoração do sol, de Faraós, postes de totem, e insetos (Is 44:9-20; Rm 1:20-23). Mas hoje em dia vemos níveis ainda mais baixos – eles adoram a si mesmos e às suas próprias habilidades! Eles veem os seus colegas morrerem, mas continuam a jorrar a mesma sujeira ignorante.
Até a sabedoria natural vem do SENHOR. Deus deu a Bezalel uma grande habilidade para desenvolver o intrínseco tabernáculo (Êx 31:1-11). De onde vem a sabedoria aplicada à agricultura, foi de erros e acertos (Is 28:23-29)? De maneira alguma! Inventores não são educados; eles são criados (Pv 8:12). Thomas Edison e outros obtiveram poucos benefícios de suas escolas formais. Deus lhes deu o gênio da invencionice. E Deus tira tais homens de suas nações quando Ele assim aprouve (Is 3:1-5).
Sabedoria espiritual é até mesmo mais distorcida em suas origens. O homem por natureza não pode e não deseja a verdade espiritual (Rm 3:11; Rm 8:7-8; ICo 2:14). Deus precisa recriar poderosamente a sua alma na regeneração (ICo 2:15; Ef 1:19; Ef 2:1). E se Ele não fizer assim, o homem se torna incapaz de entender qualquer coisa (Jo 3:3; Jo 8:43 e 47). Veja os comentários de Provérbios 20:12.
O que você pode fazer para adquirir sabedoria? Se humilhar e confessar sua grande ignorância e incapacidade. Para se obter a sabedoria de Deus, um homem precisa se tornar, primeiramente, um tolo (ICo 3:18-20). Veja os comentários de Provérbios 30:3. Você precisa tremer diante do Altíssimo (Is 57:15; Is 66:2).
Então você tem que pedi-la a Ele. O SENHOR deu a Salomão uma grande sabedoria e grandeza de coração mediante a sua simples e nobre solicitação (IRs 3:5-15; IRs 4:29-34). E Ele oferece os mesmos termos liberais a qualquer um que pedir a Ele (Tg 1:5). Ao invés de desejar ser como Salomão, ore (Tg 4:2)!
Então o passo seguinte é a leitura. O SENHOR tem revelado a Sua sabedoria na Bíblia. Se um homem rejeitar as suas próprias idéias e as da sua raça ignorante para confiar nas Escrituras, ele crescerá rapidamente em sabedoria (Sl 119:130; Is 8:20; IITm 3:16-17; IIPe 1:19).
O passo seguinte é ouvi-la. O SENHOR nomeia, prepara e envia embaixadores com a Sua sabedoria (Ne 8:8; Ec 12:9-11; Jr 3:15; Ml 2:7; At 8:30-31; At 26:16-18). Mas eles só serão beneficiados se a ouvirem com receptividade (At 17:11; ITs 5:20-21).
Portanto, você deve ler e considerar os livros de Provérbios e de Eclesiastes. Deus deu dois livros em Sua Palavra com uma ênfase, em geral, na sabedoria, mais do que nos demais livros. Aqueles que verdadeiramente buscam a sabedoria procurarão nesses dois livros para adquiri-la pela dádiva especial de Deus (Pv 1:1-7).
Leitor, onde você está buscando a sabedoria? Em que você tem confiado para obter conhecimento e entendimento? Salomão diria, “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Pv 3:5-6). Confiança em suas próprias opiniões e pensamentos é loucura.
Porque procurá-la num potro de jumento selvagem? Vá ao Senhor Jesus, pois Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e conhecimento (Cl 2:3). Humilhe-se nesta mesma hora e confesse as suas necessidades a Ele. Peça-a; leia-a; ouça-a; e considere este nosso provérbio de hoje.