A capital mineira abriga os principais cemitérios de BH, com estrutura completa para quem precisa se despedir de modo digno do ente querido que faleceu. Locais tradicionais que diariamente recebem muitas coroa de flores em BH.
Por ser uma das grandes cidades brasileiras, Belo Horizonte abriga diversos cemitérios atendendo a necessidade de cada família, onde boa parte deles reúne história e patrimônio cultura
Começando pelo Cemitério Parque da Colina, que foi o primeiro cemitério implantado em Minas Gerais e inaugurado em 1º de novembro de 1970. Este cemitério oferece serviços funerários e também é reconhecido como patrimônio cultural da cidade de Minas Gerais, proporcionando à comunidade o acesso a um importante espaço de comemoração e lembrança.
Em segundo na lista dos principais cemitérios de BH temos o Cemitério do Bonfim, do ano de 1897, sendo a necrópole mais antiga da capital mineira.
Com uma área composta por 54 quarteirões, separados em avenidas principais e ruas menores, ele é um dos principais cemitérios de BH pela sua importância histórica, resultando em seu reconhecimento pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) em 1977.
Também na cidade temos o Cemitério da Paz, construído em 1967, que, segundo informações registradas pela administradora, ocupa uma área de 47.101 metros e realiza aproximadamente 381 sepultamentos por mês. Cemitério em janeiro de 2019.
Para finalizar a lista dos principais cemitérios de BH, vamos falar do Cemitério da Saudade, fundado em 1942, sendo o segundo mais antigo do estado de Minas Gerais. Sobre esse lugar, algo que podemos destacar é que ele foi construído para aqueles que queriam uma sepultura permanente, mas não puderam ser enterrados no famoso Cemitério do Bonfim. Segundo dados da administração pública, são mais de 31.209 túmulos com uma média de 216 túmulos por mês.