Temos aqui um aviso a respeito da escuridão e da noite no contexto da relação sexual ilícita (Pv 7:6-27), o Pregador descreve um pecado sexual em ação após a escuridão, advertindo-nos das atividades noturnas.
Um jovem tolo buscando uma prostituta inicia a sua busca “à tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão da noite, nas trevas.” Ele não se aproxima da casa dela à luz do dia, pois seria visto; e ela também não é facilmente encontrada, também, pois ela precisa esconder as suas atividades. Jó descreve os adúlteros dizendo, “Aguardam o crepúsculo os olhos do adúltero; este diz consigo: Ninguém me reconhecerá; e cobre o rosto.” (Jó 24:15). Nesta passagem, Jó vai muito além para descrever como diversos homens odeiam a luz (Jó 24:13-17).
O pecado causa vergonha e culpa, e traz consigo a punição; por isso os homens escondem suas atividades pecaminosas da vista. Jesus afirmou que os homens ímpios amam as trevas para poderem esconder seus pecados, para que a luz não revele suas práticas más (Jo 3:19-21). Adão e Eva procuraram esconder a nudez deles com folhas de figo e as árvores do jardim (Gn 3:7-8). Mas a escuridão sempre foi um manto preferido.
Durante a luz do dia, até as piores regiões de uma cidade parecem livres de pecado e do vício; mas aqueles locais depois que escurece se enche de pessoas más que usam a noite para esconder suas identidades e atividades. Embriaguez, sexo ilícito, prostituição, roubo, e assassinatos aumentam substancialmente à noite. Bares usados para encontros com o sexo oposto para a fornicação são chamados de clubes noturnos por uma boa razão – eles nunca funcionam como clubes do dia! Os esgotos morais de nossas nações realizam seus grandes negócios tarde da noite.
Restaurantes e antessalas à noite reduzem as luzes e aumentam a música, pois qualquer mulher parece melhor do que é à penumbra e depois de algumas bebidas. E a audácia de buscar a embriaguez, a prostituição, a fornicação, e outros pecados são estimulados pela manta da escuridão.
O horário nobre da televisão se dá quando as pessoas sóbrias estão prontas para dormir, mas o diabo consegue semear melhor as suas ímpias imagens nas mentes daqueles que não estão mais ocupados com atividades legítimas e produtivas. Eles podem ir para a cama com as mentes repletas de imagens profanas que corrompem suas almas durante a noite. Os filmes geralmente são mais assistidos à noite e já bem tarde.
Os nossos avós tinham a rotina perfeita antes da invenção da eletricidade, que levou à televisão, filmes, e mais atividades na noite. Eles iam p´ra cama com os pássaros e se levantavam com os pássaros; e não havia tempo para andar em busca de aventuras, farrear, ou frequentando clubes à noite. Eles mantinham suas agendas livres para desfrutar da quietude das manhãs que já não existem mais. A ênfase deles era buscar trabalhar mais na parte da manhã, ao invés de sobreviver o dia para poder farrear à noite. A sobriedade deles condena a nossa geração.
Um adágio em inglês diz “Early to bed, early to rise, makes a man healthy, wealthy, and wise.” (Cedo p´ra cama, cedo p´ra levantar faz com que um homem seja saudável, rico e sábio). E os santos poderiam acrescentar “santidade” àquela fórmula! A geração de hoje simplesmente caçoa daqueles que dormem antes das 21:00 horas.
Se Davi tivesse ficado na cama com uma de suas belas e ansiosas mulheres, ele nunca teria visto Bate-Seba usando o manto da penumbra ao cair da tarde para tomar o seu banho (II Sm 11:2). Que escolha tola foi aquela de deixar o seu leito e sair ao cair da tarde da segurança de sua própria casa!
Nem todas as atividades noturnas são erradas, como, por exemplo, quando Paulo certa vez passou da meia noite pregando (At 20:7-11). E o nosso Senhor, em várias ocasiões orou durante a noite, por causa das multidões que se reuniam durante o dia (Lc 6:12). Pastores guardavam os seus rebanhos à noite quando ouviram o anúncio do nascimento do nosso Senhor. Mas estas foram exceções e por razões piedosas.
Horário de recolher para os jovens é uma excelente regra, pois as mentes de jovens tolos estão muito mais tendentes aos desejos da carne após o escurecer, quando as suas ações estarão ocultas e suas consciências encorajadas para experimentar coisas que, de outra forma, evitariam. Levantando cedo e colocando-os a trabalhar bastante, os deixará cansados e querendo ir p´ra cama quando chega a noite!
Caro leitor, permita que o nosso provérbio de hoje se ajuste à sua agenda mais para a manhã e o mantenha sóbrio durante a noite. Limite as atividades dos seus filhos à noite e ensine-os hábitos que reduzirá as tentações da escuridão. Que a Luz do mundo nos salve e aos nossos filhos também!
Através do Novo Testamento, santos de Deus são descritos como filhos do dia e não das trevas. Devemos viver e andar como filhos da luz neste mundo de trevas – a lição do nosso provérbio foi usada extensivamente pelo nosso Senhor e o Seus discípulos (Lc 16:8; Jo 1:4-9; 3:19-21; 11: 9-10; 12:35-36,46; At 26:18; Rm 13:11-14; ICo 4:5; IICo 4:6; 6:14; Ef 5:8-14; 6:12; Cl 1:13; ITs 5:1-8; IPe 2:9; IJo 1:5-6; IJo 2:8-11).
Como santos de Deus, devemos lembrar que não haverá noite, de forma alguma, no céu, pois o Cordeiro de Deus será a luz perpétua e gloriosa daquele lugar (Ap 1:23,25; 22:5)! Mas os ímpios estarão uivando na negra névoa da escuridão, para sempre, pois não haverá luz, de forma alguma, no inferno (IIPe 2:4,17; Jd 1:13). Aqueles que amaram as trevas terão o que buscaram!