A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou ações que intensificou ainda mais a fiscalização das rodovias federais que cortam o Estado de Rondônia, nos dias 1 e 2 de novembro. As ações realizadas foram voltadas, principalmente, para a fluidez do trânsito e prevenção de acidentes.
No período, a PRF registrou 07 acidentes de trânsito que 10 resultaram em feridos e zero óbitos em Rondônia. As fiscalizações priorizaram temas como velocidade, alcoolemia, ultrapassagens indevidas e motocicletas, principais elementos encontrados nos registros de acidentes graves, que são aqueles que têm pelo menos um morto ou um ferido grave. As ações de fiscalização foram complementadas por ações de educação para o trânsito (palestras, vídeos), alcançando 404 pessoas.
Mesmo assim os radares fotográficos da PRF ainda registraram 52 motoristas em excesso de velocidade. Foram registradas inclusive imagens com veículos acima de 160 km/h.
Embriaguez
Foram fiscalizados 2575 veículos e 3368 pessoas, destas 1007 realizaram teste etílico, sendo que 15 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e 07 deles, além de autuados, foram presos e encaminhados à delegacia.
Combate ao Crime
Ainda durante o período da Operação Finados 2016 , a PRF apreendeu duas armas de fogo, sendo uma pistola e uma espingarda, dois documentos falsificados, dois veículos recuperados e prendeu seis foragidos da Justiça, no total 40 pessoas foram detidas por terem sido flagradas em situação ilicita.
Tendo em vista que todas as metas preestabelecidas de fiscalização foram atingidas e superadas, a PRF considerou que os trabalhos realizados no período da Operação Finados no estado de Rondônia obtiveram resultados positivos.