quarta-feira, 21 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

MP pede bloqueio de recursos da Eletrobrás RO por descumprimento de sentença

14/11/2016
in Rondônia

O Ministério Público do Estado de Rondônia ingressou no Juízo da Comarca de Alta Floresta com um pedido de cumprimento de sentença que julgou procedente a ação civil pública no sentido de obrigar o fornecimento de energia elétrica pela Eletrobrás Rondônia (Ceron) de forma eficiente, regular e contínua, devendo adotar medidas necessárias para alcançar este fim, sejam de ordem técnica ou administrativa, e ainda em caso de oscilações a imposição de multa em R$ 5 mil por cada hora ou fração de interrupção, salvo justificativa idônea.

Devido ao não cumprimento da decisão judicial, o Promotor de Justiça da Comarca de Alta Floreste, Matheus Kuhn Gonçalves, requereu o bloqueio imediato do valor mínimo R$ 1.190.333,33 a título de multa pelo descumprimento das obrigações assumidas, e ainda, das arrecadações obtidas com a prestação de serviço de energia elétrica.

Pede ainda a intervenção de entidades que possam fornecer subsídios ao Judiciário e ao Ministério Público para uma solução viável e efetiva da lide (Município, Câmara Municipal, Associações Rural, Comercial e de Bairros de Alta Floresta), a serem intimadas por meio de seus representantes legais, a fim de registrarem e encaminharem mensalmente ao Juízo relatórios informando a quantidade de interrupções de energia verificadas no respectivo mês.

Na ação foi solicitada ainda a suspensão da cobrança das faturas de energia elétrica dos cidadãos do município até que a Eletrobrás RO cumpra a determinação judicial e adote as medidas necessárias para o fornecimento de energia elétrica de forma eficiente, regular e contínuo.

O MP requer ainda que a Eletrobrás encaminhe relatório com o número de horas em que houve a suspensão ou interrupção de energia elétrica em Alta Floresta no ano de 2016 e que seja determinada a separação do circuito de energia elétrica que interliga Rolim de Moura e Alta Floresta dos demais municípios, vez que indica uma forma rápida e economicamente viável para melhoria da qualidade do serviço, mostrando-se uma alternativa que irá diminuir possíveis interrupções por falha em equipamentos de rede.

De acordo com laudo pericial, no período de 2011 a 2015 ocorreram 204 interrupções de energia em Alta Floresta totalizando 15.703 minutos ou aproximadamente 261 horas e 43 minutos sem energia elétrica, descontadas as 23 horas e 39 minutos que podem se enquadrar em hipóteses de caso fortuito ou força maior. Concluiu-se que a Eletrobrás RO deixou de oferecer energia elétrica em Alta Floresta por 238 horas e 4 minutos.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: eletrobrásMPRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.