O maior avião do mundo, o cargueiro Antonov An-225 Mriya, aterrissou no aeroporto de Viracopos, Campinas-SP, nesta segunda-feira às 11h02. O gigante dos ares está no Brasil para transportar um gerador de 150 toneladas de uma empresa de automação empresarial até Santiago do Chile – é a segunda maior carga a ser transportada na história da aviação.
Centenas de pessoas estiveram no aeroporto logo cedo para ver de perto a aeronave. A comerciante Alessandra Perez, de 45 anos, foi uma delas. “Matei o dia. Meu marido ficou nas vendas. Eu não entendo nada de avião, mas acho muito legal. Como uma coisa daquele tamanho consegue descer?”, perguntou. O casal Carlos Sampaio e Débora Galã, de Indaiatuba, também estava a postos para ver de perto o An-225. No trabalho, Débora disse que precisaria “resolver uns probleminhas”.
O Antonov 225, maior aeronave do mundo, com capacidade para transportar 250 toneladas em longas distâncias – tem 88,4 metros de largura, 84 metros de comprimento e 18,1 metros de altura, equivalente a um edifício de seis andares. Construído entre 1984 e 1988, o avião foi inspirado em um modelo projetado para transportar o ônibus espacial soviético Buran. Com o fim da URSS, o projeto foi descontinuado.
A razão pela passagem é o transporte de um gerador de 150 toneladas de uma empresa de automação empresarial até Santiago do Chile – é a segunda maior carga a ser transportada na história da aviação. Uma operação especial foi planejada em Guarulhos para receber o Antonov à noite e para carregar o gerador até o porão da aeronave. Ela ficará estacionada no pátio do Terminal 2, mas a operação chegará a ocupar sete posições de estacionamento.
A voo de volta para Santiago está programado para terça-feira, dia 15 de novembro, às 8h. Esse é o único Antonov 225 em operação no mundo. É a segunda vez que o avião vem ao Brasil. A primeira vez aconteceu em fevereiro de 2010.
informações da Veja