Tolos desafiam a Deus e consomem as suas vidas, porque eles são rebeldes e estúpidos. Mas pior do que isso, eles acreditam que os seus pecados idióticos e imbecis são divertidos, engraçados e agradáveis! A vida é uma piada para os tolos, e assim continuarão rindo enquanto caminham para a sepultura e o inferno. Mas os homens sábios entendem como é séria a vida e eles se alegram em viver sobriamente de acordo com as regras de Deus.
O pecado em si já é muito ruim … traz morte instantaneamente (Gn 2:17), dor e dificuldades (Gn 3:17-19), uma morte lenta (Gn 5:5), disfunção (Jó 14:1), e morte eterna (Ap 21:8). Mas correr gananciosamente atrás do pecado e rir do mesmo revela o coração escuro e profano de um tolo (Pv 10:23; 14:9; Ef 4:17-19). Apesar das gargalhadas deles, o homem sábio compreende que o inferno está vindo para os tolos!
É suficientemente terrível ver um homem engolir a isca e o anzol do diabo; mas quando aquele homem se vangloria e ri a respeito do maravilhoso gosto da isca, você sabe que está assistindo a um tolo insensível. Contrastando com ele, o homem sábio examina tudo e evita as armadilhas do diabo (IICo 2:11; Ef 4:27). Se o homem sábio dá uma mordida na isca, ele a cospe fora com repugnância!
Se a Bíblia for apenas uma meia verdade, o pecado é uma coisa terrível, e se encontrando com Deus após a morte como um pecado é uma expectativa horrível. Mas os insensatos acreditam, com toda a confiança, que nem Deus nem o pecado existe … até quando for tarde demais (Sl 36:1-2). Homens com entendimento sabem que a vida é séria, e eles são sérios e sóbrios a este respeito (Pv 14:16; Tt 2:2,4,6; IPe 1:13; 4:7; 5:8).
Na medida em que o mundo fica cada vez mais estúpido, mais se regozija. A maioria dos avôs desta geração ofegaria se assistissem às tolices das modernas comédias, mas ficariam ainda mais chocados ao ouvir, a cada 10 segundos, as gargalhadas ensaiadas do estúdio! A geração da era da informação é cada vez mais destituída de sabedoria e eles latem, cacarejam a respeito do que ouvem como se fossem hienas rábicas!
Considere os tolos das últimas séries do primeiro grau. Eles se divertem com a embriaguez e com corridas! Eles riem a respeito de suas conquistas sexuais! Eles riem a respeito de trapaças! Eles riem a respeito de vandalismo! Eles riem a respeito de se empanturrarem! Eles riem a respeito de tudo e de nada! Eles são tolos!
Leitor, o que é a tolice para você? Você se regozija com o pecado (Jó 15:16)? A vida para você é uma piada e o pecado um prazer? Se você adora a tolice, você odeia a sabedoria; se você odeia a sabedoria você ama a morte (Pv 8:36). Você abre mão da misericórdia de Deus em sua vida ao escolher as mentiras da insensatez, ou pecado (Jn 2:8)!
Ou você é como Paulo, “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7:24). Um homem sábio regozija tanto na sabedoria das palavras de Deus (Pv 21:15; Sl 119:111,162; Jr 15:16) E de Deus salvá-lo da tolice (Rm 7:25; Tt 3:3-7)!