sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

5 personagens neurodivergentes da ficção

08/10/2023
in Redação SP
5 personagens neurodivergentes da ficção

Quantos personagens de filmes e séries você conhece que são neurodivergentes? Talvez o número seja maior do que você imagina. Confira as indicações e aumente a sua lista do que assistir nos streamings

O programa Neurodiversidade no Trabalho, da Universidade Stanford, aponta que entre 15% e 20% da população mundial é considerada neurodivergente. Com as redes sociais, cada vez mais pessoas estão tendo acesso a esse termo e às características das variações cognitivas, conseguindo chegar a um diagnóstico, mesmo que tardio.

Outra forma de entender as variações cognitivas é vendo séries, filmes ou até mesmo reality shows com personagens neurodivergentes — e é sobre isso que falaremos aqui! Para assistir a alguns desses programas, pode ser necessário baixar e instalar VPN, mas outros são mais fáceis de encontrar. Confira as dicas.

O que significa ser neurodivergente?

De acordo com o Dicionário Priberam, neurodivergente é “quem possui um funcionamento cerebral e comportamental que abrange várias diferenças neurológicas relativamente aos padrões considerados normais”. Existem também outras palavras que são usadas como sinônimas de neurodivergente, como neurodiverso e neuroatípico.

Já de acordo com Lawrence Fung, que é diretor do projeto de neurodiversidade da Universidade Stanford, esse conceito “É só uma forma de descrever que nossos cérebros são diferentes e, como qualquer ser humano, não será bom em tudo”. Pessoas que têm transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo, dislexia e dispraxia são consideradas neurodivergentes.

Sam Gardner – Atypical

A série “Atypical”, da Netflix, acompanha a vida de Sam Gardner, um adolescente autista. Durante os episódios, vamos conhecendo Sam, sua família e seu cotidiano e descobrindo como ele lida com a vida e as mudanças que a adolescência, essa fase cheia de novidades e autodescoberta, traz.

Dr. Shawn Murphy – The Good Doctor

Outro personagem com diagnóstico de autismo, o Dr. Shawn Murphy é um jovem cirurgião que trabalha em um hospital de prestígio. Muito inteligente, ele tem facilidade para aprender coisas e memorizar informações, mas, por outro lado, é extremamente metódico, repetindo todos os dias a mesma rotina, e tem dificuldade com relações e dinâmicas sociais. 

Phil e Luke Dunphy – Modern Family

No episódio dezoito da primeira temporada de Modern Family, série de comédia que teve 11 temporadas, o TDAH é abordado com muito bom humor. A filha do meio da família Dunphy, a Alex, narra os sintomas de quem tem esse transtorno, e seu irmão mais novo, Luke, e seu pai, Phil, demonstram ter todas as características descritas por ela.

Deadpool

Que o anti-herói da Marvel é um personagem supermarcante e interessante, disso todos sabemos. Mas você sabia que há indícios de que ele tem TDAH e também outros transtornos, como depressão maníaca e esquizofrenia? Os indícios aparecem nos filmes, como a dificuldade de focar em uma só coisa, mudanças de comportamento, excesso de energia, entre outros.

Kamala Khan – Ms. Marvel

A personagem Kamala Khan, da série Ms. Marvel, não é oficialmente diagnosticada com TDAH, mas muitos fãs questionaram sobre essa possibilidade devido à forma como a mente dela parece funcionar. A heroína da Marvel é criativa, mas tem também dificuldade para focar e, por isso, é “acusada” de ter a cabeça nas nuvens. 

Depois dos comentários dos fãs, a roteirista responsável pela série, Bisha K. Ali, respondeu que não sabe se a Kamala tem TDAH no MCU (Marvel Cinematic Universe ou, em português, Universo Cinematográfico da Marvel) ou nos quadrinhos, mas ela, a roteirista, tem, e isso afeta todos os aspectos da vida dela. Além disso, ela também disse que estava feliz por pessoas que têm TDAH estarem se identificando com Kamala e com a série.

Cada vez mais vemos personagens que têm características ou mesmo diagnósticos neurodivergentes — e isso é muito importante para quem consome esses conteúdos e também tem essas mesmas características ou diagnósticos. Por isso recomendamos que vocês procurem essas séries! Além de serem importantes pela representatividade, são também ótimas fontes de entretenimento.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.