Prata e ouro são preparados para o uso pela purificação dos mesmos em fogo de alta temperatura. O calor destrói as impurezas e metais básicos para sobrar a prata e o ouro puro, adequado para o uso do artífice para produzir lindas peças de jóias ou de objetos decorativos (Pv 25:4). Somente o senhor pode provar e purificar os corações de uma forma semelhante, através da fornalha ardente das aflições e provações.
Os homens provam, avaliam ou refinam os preciosos metais de prata e de ouro. Mas eles não podem provar, avaliar ou refinar o coração do homem. Eles usam um cadinho para provar a prata e usam a fornalha para refinar o ouro, mas o coração do homem não é acessível e nem suscetível de melhora.
O coração do homem é enganoso acima de todas as coisas e desesperadamente perverso. Nenhum homem pode conhecer as impurezas do seu próprio coração (Jr 17:9-10). Assim o SENHOR examina os corações para revelar o que há ali e Ele recompensará devidamente (IRs 8:39). Nenhum homem pode escapar dos olhos flamejantes Dele com Quem temos que tratar (Hb 4:12-14; Ap 1:14; 2:18; 19:12).
A Bíblia fala com frequência a respeito de Deus purificar os Seus santos (Jó 23:10; Is 1:25). Jesus veio como o Refinador; Seu fogo queimou os Seus inimigos e purificou novos sacerdotes para oferecerem sacrifícios aceitáveis (Ml 3:1-5). As provações de fogo que Ele envia podem tornar os nossos corações pesados, mas elas fortalecem a nossa fé (IPe 1:6-7). Ele conduz o Seu povo através do fogo para aperfeiçoá-los (Zc 13:9). E destes Ele escolhe as Suas jóias (Ml 3:16-18).
O SENHOR pode rapidamente encontrar o que está em seu coração. Ele conhece os seus piores temores, suas mais fortes tentações, suas fantasias secretas, seus momentos mais fracos, seus pontos de gatilho e os pecados que facilmente lhe assaltam. Ele pode lhe provar, examinar ou refinar com facilidade. Trema diante Dele! Adore-o! Humilhe-se antes que Ele o humilhe!
Ele usa a fornalha da aflição para provar a sua fé pela adversidade (Is 48:10). Ele usa a fornalha da enfermidade para edificar a tua dependência em Sua graça (IICo 12:9-10). E Ele usa a fornalha da tentação para mediar a sua obediência (Gn 22:1-2; Hb 11:17-19).
Com sabedoria, devemos regozijar nas provações ardentes, sabendo que estão nos aperfeiçoando (Tg 1:2-4; Rm 5:3-5). Nós reconheceremos o grande benefício deles, não os estranharemos e até oramos para que Deus nos examine e nos prove (Sl 26:2; 119:67,71,75; IPe 4:12).
De que forma o ouro pode ser encontrado sem fogo? De que forma ele pode ser purificado sem calor? Somente pela fornalha ardente do SENHOR somos purificados de pecados secretos, medo do homem, atração pelo mundo, orgulho, confiança nos outros, amor aos outros, auto justificação e outras impurezas. Somente pela fornalha a nossa fé, amor e esperança somos purificados. O processo é doloroso; os resultados são gloriosos. Caro leitor, submeta o seu coração ao fogo Dele (Sl 139:23-24).
O SENHOR é o mais hábil dos refinadores; Ele não perdeu um grama, uma dracma, ou um grão do Seu ouro na fornalha. Confie Nele, criança afligida. Suas aflições terminarão em misericórdia; (Sl 66:8-17) Sua correção é feita em tenra afeição (Hb 12:10-11; Ap 3:19).