sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Hábitos saudáveis diminuem o risco de adoecimento por diabetes, reforça área técnica da Sesacre

11/11/2023
in Acre
Acre – Hábitos saudáveis diminuem o risco de adoecimento por diabetes, reforça área técnica da Sesacre

A diabetes mellitus (DM) é conceituada como um conjunto de alterações metabólicas caracterizada por níveis elevados e sustentados de glicemia. De condição crônica e progressiva, a doença pode evoluir para graves complicações, com elevada morbimortalidade e forte impacto para o sistema de saúde e para a sociedade.

Dia Mundial da Diabetes é comemorado em 14 de novembro. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Diferentemente de outras doenças, na maioria dos casos a DM pode ser evitada. Conforme a área técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a prática de exercícios físicos, o controle no consumo de álcool e tabaco evitam não apenas a diabetes, mas outras doenças crônicas.

“A conscientização sobre os fatores de risco e a importância da prevenção é vital. As ações educacionais e campanhas que estamos propondo desempenham um papel crucial na disseminação de informações sobre a diabetes e encorajam as pessoas a adotar estilos de vida mais saudáveis”, salientou a chefe do Núcleo de Prevenção a Doenças Crônicas da Sesacre (NPDC), Mayra Wolter.

Tipos de diabetes

A patologia, que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo é subdivida em tipo 1 e tipo 2, pré-diabetes e diabetes gestacional. Os sintomas mais comuns para o primeiro tipo são vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

Infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos estão associados aos sintomas mais comuns para o tipo 2. No pré-diabetes, os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar a diabetes. Já a diabetes gestacional, ocorre temporariamente durante a gravidez, quando as taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal.

Problemas com os vasos sanguíneos estão associados às complicações da diabetes. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

A maioria das complicações do diabetes são o resultado de problemas com os vasos sanguíneos. Com o passar do tempo, o estreitamento dos vasos sanguíneos pode causar danos ao coração, cérebro, pernas, olhos, rins, nervos e pele, dando origem a dor no peito, insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais, cãibras nas pernas ao caminhar (claudicação), visão prejudicada, doença renal crônica, danos aos nervos (neuropatia) e ulcerações na pele.

Dados no Acre

No Acre, tomando como base o quantitativo de pessoas cadastradas na Atenção Primária à Saúde (APS) em 2021, cerca de 7% da população possui diabetes. Ainda de acordo com dados do Sistema de Informações da Atenção Básica (Sisab/2021), a taxa de adoecimento da população acreana acima de 20 anos por diabetes é de 4,83%.

Em Rio Branco, segundo a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o percentual de pessoas maiores de 18 anos que tiveram diagnóstico de diabetes foi de 6,40%.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada para o atendimento ao público para a investigação da diabetes. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Apesar dos desafios no combate ao aumento de pacientes diagnosticados com diabetes em todo o mundo, o governo do Estado, por meio da Sesacre, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, vem realizando, ao longo dos anos, ações voltadas para a promoção e prevenção da patologia e suas comorbidades.

“A Atenção Primária, como ordenadora do cuidado, deve ser a porta de entrada do paciente com diabetes mellitus, cabendo a esta conduzir a doença na forma crônica e aguda, realizando seu manejo clínico inicial e o planejamento terapêutico adequado”, enfatiza a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, Liliane Maia.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreadoecimentoAreaDiabetesdiminuemhábitosporreforçaRiscoSaudaveisSesacretécnica

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.