O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) foi agraciado na tarde desta terça-feira, 28 de novembro, com um 1º, um 2º e um 3º lugar no Prêmio CNMP 2023. A premiação ocorreu na sede do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília.
Na categoria Transversalidade dos direitos fundamentais, ficou em 1º lugar o projeto Saúde Mental para Crianças/Adolescentes Institucionalizados, de autoria da promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre Cinara Vianna Dutra Braga.
Na categoria Governança e gestão, o projeto Sistema de Pesquisa de Criança e Adolescente (Pesca), da promotora de Justiça Luciana Cano Casarotto, ficou com o 2º lugar. Trata-se de uma ferramenta para facilitar o acesso aos dados que constam em procedimentos disponíveis nas bases acessadas pelo MP.
Na mesma categoria, idealizado pelo atual subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou, o projeto denominado Qualificador foi reconhecido com o 3º lugar. A iniciativa visa agilizar a elaboração da peça acusatória, ao fazer a qualificação dos denunciados e propor um rol de testemunhas, além de outras funções.
Além dos premiados, estiveram presentes na cerimônia a corregedora-geral do MPRS, Eva Margarida Brinques de Carvalho, e a promotora-assessora Ivana Ferrazzo.