Se a vitória por 3 a 1 sobre o Santo André marcou a estreia do São Paulo na temporada de 2024, do naming rights do MorumBIS, do novo uniforme confeccionado pela New Balance e do patrocínio master da Superbet, acordos feitos pelo departamento de marketing, o duelo contra o Mirassol, pela segunda rodada do Campeonato Paulista ficará marcado por outra grande novidade: o primeiro voo da delegação são-paulina com a Sideral Linhas Aéreas.
Por meio da Diretoria de Futebol, o São Paulo fechou um acordo válido por dois anos com a Sideral, empresa área especializada em fretamentos esportivos. Com o contrato, o clube terá uma aeronave exclusiva para a equipe de futebol profissional.
O Presidente Julio Casares celebrou o acordo. “Um excelente trabalho realizado pela diretoria de futebol. Voando com a Sideral aumentaremos o conforto para a nossa delegação e ainda reduziremos os custos com as viagens, seguindo nossa preocupação com o planejamento financeiro”.
Responsável pelo acerto, o diretor de futebol Carlos Belmonte também destacou a importância do contrato. “É uma parceria muito importante, que nos traz grande alegria. Ela beneficiará não só a logística de nossas viagens, diminuindo o desgaste e aumentando o conforto, mas também auxiliará o clube financeiramente, com uma significativa redução de custos”.
O acordo entre o Clube e a companhia aérea prevê a possibilidade de até 28 viagens somente neste primeiro ano. Nos dois primeiros deslocamentos da temporada – até São José do Rio Preto para o duelo com o Mirassol e até Belo Horizonte para a final da Supercopa do Brasil contra o Palmeiras -, a delegação utilizará um Boeing 737-800 com configuração padrão e a partir de abril a equipe desfrutará de uma outra aeronave, também de nova geração, com configuração totalmente executiva.
Veja alguns benefícios do acordo entre o São Paulo e a Sideral:
Diminuição no tempo das viagens
Com uma aeronave exclusiva, o Clube tem total liberdade para definir o melhor horário para sair e voltar para São Paulo, algo que nem sempre é possível com um fretamento tradicional e muito menos em voos comerciais regulares. Essa mudança permite, por exemplo, que a delegação retorne para a capital paulista logo após as partidas, diminuindo o tempo e consequentemente o desgaste da viagem.
Aumento do conforto
Avião que será utilizado pelo clube, o Boeing 737-700NG tem capacidade para até 149 passageiros em sua configuração regular. O Clube, porém, optou por uma configuração de cabine exclusiva. A aeronave, que está em processo de adaptação nos Estados Unidos, contará com apenas 64 lugares, com todos os assentos executivos.
Aumento na eficiência da recuperação a bordo
Com a escolha do Clube por uma configuração de cabine executiva, os assentos são muito mais reclináveis, bem mais espaçosos e contam com uma distância maior entre eles. Com isso, os jogadores poderão fazer o processo de recuperação a bordo, de forma mais rápida, eficaz e confortável.
Possibilidade de voos diretos, sem escalas
A aeronave que ficará à disposição do clube tem autonomia suficiente para viajar de forma direta por toda a América do Sul. Com isso, desde que a cidade visitada tenha um aeroporto em condição de receber voos regulares, o São Paulo não terá mais necessidade de fazer escala para chegar aos locais das partidas. Esse benefício deve ser sentido principalmente durante a disputa da CONMEBOL Libertadores, que envolve diversos países do continente e trajetos normalmente mais longos. As exceções ficam por conta de cidades com altitude muito elevada, onde existem restrições burocráticas envolvendo as companhias aéreas. Neste caso, o Clube pode viajar em voo fretado até cidades próximas e definir qual a melhor forma de chegar ao destino final.
Alimentação equilibrada e adaptada as necessidades do elenco
O acordo também permite que o Clube defina o cardápio que será disponibilizado a bordo para os atletas, com possibilidade de mais de uma refeição, se necessário. Em conjunto com a empresa, a nutricionista do São Paulo será responsável pela elaboração desse menu, baseado nas necessidades dos atletas nos períodos que antecedem as partidas e também nos momentos pós jogo.
Economia com hospedagem e alimentação nos hotéis
Com a possibilidade de retornar para São Paulo logo após as partidas, sem a necessidade de dormir na cidade onde atua, o Clube tem uma redução relevante com os custos relacionados a hospedagem e alimentação em hotéis.
Envelopamento da aeronave
O contrato também dá ao São Paulo a possibilidade de envelopamento da aeronave, podendo gerar ao clube uma nova receita em caso de acordos comerciais. No primeiro voo, para São José Rio Preto, o avião foi adesivado com o símbolo do clube, além de interior exclusivo.
Mesmo com todos os benefícios deste acordo, o São Paulo deverá ter uma economia de 15% nos custos com transporte aéreos e 23% no total gasto com logística.
Conheça um pouco mais sobre a Sideral Linhas Aéreas
Fundada em 2009, a companhia aérea paranaense tem sua sede no Aeroporto Internacional Afonso Pena, no município de São José dos Pinhais, próximo a Curitiba.
Especialista em fretamentos esportivos, a Sideral possui uma frota própria de 20 aeronaves, todas fabricadas pela Boeing, conta com bases operacionais em 14 estados brasileiros, e em 2023 somou mais de 18 mil decolagens.